Aeroporto tem fluxo intenso; turistas devem gerar R$ 3,1 bi

air europa
O anúncio convida os fortalezenses que passam pelo saguão do aeroporto a viajar pela Air Europa. Ao mesmo tempo, já é intensa a chegada de visitantes à Capital cearense Foto: Regina Carvalho

O fluxo já é intenso no Fortaleza Airport. Muitos turistas chegando em direção às praias mais famosas, o que se consegue constatar, a cada voo que pousa, diante dos agentes que prestam serviços e vem apanhar os visitantes. Também é significativo o volume de pessoas chegando para encontrar familiares e para aproveitar as férias no Estado.

A movimentação do Aeroporto de Fortaleza deve ser de 2,2 milhões de passageiros, 8% maior que o do ano passado. Serão 564 voos extras nesse período oriundos de Belém, Natal, São Paulo, Goiânia, Manaus, São Luiz, Rio de Janeiro, Juazeiro do Norte, Salvador, Brasília, Belo Horizonte e Campinas. 

Atrações

As férias em Fortaleza reservam cada vez mais atrações. Começando com o Réveillon gratuito, na Praia de Iracema, passando pelas barracas da Praia do Futuro, a Av. Beira-mar, mesmo em obras; shoppings com diversão para crianças e adultos, sobretudo os cinemas; o Icebar no Riomar Fortaleza, o maior do mundo; o Beach Park e muitos, muitos restaurantes e bares, além de gelaterias, como a Gelato e Grano, por exemplo.  Tem os shows de humor, mostrando nosso “jeitinho” diferente de falar e fazer rir, e vários pontos turísticos culturais também oferecem programações e exibições de arte gratuitas. Aqui pode faltar tempo, mas de longe sobram alternativas para os visitantes. E se você é morador da cidade tem ainda mais chances de, mesmo aos poucos, conhecer esses lugares. Lembrando que há programas gratuitos, mas muita coisa exige gastos, especialmente quando há famílias e crianças. É planejar para aproveitar.

1,2 milhão esperados

O Ceará deve receber 1,2 milhão de turistas nesta alta estação, de dezembro de 2019 a fevereiro de 2020. O número é 6% maior que o referente a igual período do ano passado, quando o Estado recebeu 1,1 milhão de visitantes. A movimentação de turistas deve gerar uma receita de R$ 3,1 bilhões na cadeia turística, incremento de 10% se comparado ao mesmo período do ano anterior. Os dados são da Secretaria do Turismo do Ceará (Setur).

Do total de turistas, cerca de 100 mil são estrangeiros, número 6% maior que o de 2018. A pesquisa também apontou que a taxa de ocupação hoteleira deve ficar em 82% no período. “São números muito bons e refletem nosso trabalho na busca por novos voos nacionais e internacionais e também na promoção do Ceará ao longo do ano nos principais mercados emissores de turistas”, analisa o secretário do Turismo do Estado, Arialdo Pinho.

Emprego

A chegada dos turistas deve gerar aumento de 15% nos empregos temporários ao longo da orla cearense. De acordo com o Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), o Ceará deve gerar 5 mil empregos temporários no setor de serviços nesse período.