É tempo de Natal de Luz no Centro, Praia de Iracema e Aldeota

blitz
A cidade recebe programação especial em vários lugares permitindo a participação das famílias com maior facilidade durante esse período próximo ao Natal Foto: Jether Jr.

Fim de ano é tempo de confraternizar com amigos e familiares aproveitando a programação do Ceará Natal de Luz em Fortaleza. Entre as atrações estão as visitas à Casa do Papai Noel, passeios no Trenzinho da Luz, feira criativa, programação infantil, cultura popular, música brasileira e erudita. Toda a programação é gratuita e acontece entre os dias 13 e 15 de dezembro, na Praça do Ferreira, no Centro, na Praça Portugal, na Aldeota, e na Praça Cristo Redentor (entre o Centro e a Praia de Iracema).

Praça do Ferreira

Nesta sexta-feira (13), sábado (14) e domingo (15) estará instalado, na Praça do Ferreira, o Mercado de Natal que reúne a feirinha de artesanato e gastronomia com 30 estantes, entre 16h30 e 20h, e atrações musicais, às 19 horas. Entre os músicos estão Makito Vieira, na sexta-feira, músico e brincante, com o show Costura Fina, cheio de brasilidade e imaginário popular. Herlon Robson, no sábado, músico reconhecido por premiadas trilhas sonoras para cinema e TV, fará releituras de clássicos da música intercalando canções natalinas. E no domingo, será a vez de apreciar Rafael Maia, pianista oficial do Ideal Clube e do Governo do Estado do Ceará.

Além das atrações do Mercado de Natal, a Praça do Ferreira também é palco da Casa do Papai Noel que está aberta à visitação todos os dias, de 16h30 às 20h. E exclusivamente aos sábados e domingos, o público da praça poderá passear no Trenzinho da Luz, que faz um trajeto pelo Centro da cidade, entre 17h e 19h, de forma gratuita e respeitando a ordem de chegada.

Praça Portugal

As atrações deste fim de semana prometem levar diversão para todas as idades na Praça Portugal. No sábado (14), às 17h30, a Orquestra de Flautas Transversais da Uece executará repertório clássico e de linhas contemporâneas, bem como da música brasileira popular. O teatro Papai Noel, existe!, da Companhia Nanda Ricarte, às 18 horas, trará personagens símbolos desta época do ano como duendes, mamãe noel e soldadinho de chumbo. Logo após, às 19 horas, os personagens da Animado Zoo, linha de biscoitos da Richester lançada em 2004, vão entreter e divertir a criançada.  

O Cherry Boys continuará a animar a noite. Criado em 2016, o grupo é formado por rapazes e o show de fim de ano reúne canções clássicas do Natal. A noite será encerrada com a Orquestra Filarmônica Estrelas da Serra e o tenor Franklin Dantas, às 20h10. Com 42 componentes e repertório eclético, do jazz ao rock, a apresentação levará o público por um passeio nos estilos musicais com músicas nacionais e internacionais.

No domingo (15), a banda New Orleans, com o Maestro Poty, iniciará as apresentações às 17h30, seguida do Reisado Guerreiro de Santo Expedito, do Grupo Miraíra, às 18h. O grupo é especialista em música, danças e folguedos folclóricos cearenses e tem um portal na internet homônimo para difundir o conhecimento e experiências da tradição popular.

O espetáculo “O Reino de Gelo”, da Blitz Intervenções, apresentará às 19 horas o enredo do Rei e da Rainha do Gelo que cuidaram de todos os detalhes para que a neve não torne as pessoas frias e insensíveis. E deixa a mensagem de que é preciso aquecer os corações de todos com o Natal.

Encerrarão a noite, a partir de 19h30, as crianças e os adolescentes do Coral da Luz que cantam junto da cantora lírica Samira Denoá, responsável por emocionar o público com sua interpretação diária de Ave Maria, no Hotel Excelsior. Nesta 23ª edição, o Ceará Natal de Luz traz o tema ‘Criança é luz para o mundo’. A Praça Luiza Távora, no último fim de semana, e a Praça Cristo Redentor, nos dias 14 e 15, apresentarão programação específica para o público infantil em alinhamento ao tema deste ano.

As ações são uma articulação da Câmara dos Dirigentes Lojistas – CDL de Fortaleza e dos Gabinetes das Primeiras Damas do Estado do Ceará, Onélia Santana, e da Prefeitura de Fortaleza, Carol Bezerra, reafirmando o Ceará Natal de Luz como um potente ator de transformação do presente, através da arte e da cultura.

Recreação

Recreação, pintura de rosto, além de oficinas de malabares e perna de pau farão parte da festa, entre 17h e 18h, no sábado (14). Iniciando às 18h, o Reisado Nossa Senhora de Fátima fará um espetáculo cheio de cores e brilhos, cânticos e danças, batuques e ritmos, mantendo viva essa cultura popular. Às 18h30 é a vez do Grupo Folia de Roda, com repertório do xote ao frevo, do maracatu ao samba e do baião à ciranda, reafirmando a leveza e alegria de ser criança.

No domingo (15), a programação inicia com recreação, pintura de rosto e oficinas de malabares e perna de pau, seguidas da musicalidade do Grupo Folia de Roda, às 18h. O reisado volta ao palco da festa, às 18h30, com o Reisado Nossa Senhora Aparecida, grupo de jovens da Comunidade Mercado Velho (antigo Mercado São Sebastião).  Encerrará a noite, às 19h, o Pastoril Raízes Nordestinas, grupo folclórico com montagem que acrescenta músicas do cancioneiro popular à cena, apresentará o espetáculo “O Auto do Boi Bonito”.

 

Serviço

Acompanhe a programação cultural nos dias 13, 14 e 15 de dezembro

PRAÇA DO FERREIRA

Coral da Luz | Apresentações do coral de crianças e adolescentes nas sacadas do Hotel Excelsior, todos os dias até 22/12, às 18h.

Casa do Papai Noel | Visitação: todos os dias até 22/12 | Horário: 16h30 às 20h

Mercado de Natal | 13, 14 e 15 de 16h30 às 20h.

A feira criativa une a magia da decoração natalina, música, gastronomia e artesanato. São 30 estandes e shows de artistas locais.

Sexta, 13 de dezembro | 19h – Makito Vieira

Sábado, 14 de dezembro | 19h – Herlon Robson

Domingo, 15 de dezembro | 19h – Rafael Maia

Trenzinho da Luz – Passeio para toda a família a partir de 17h, com saída da Praça do Ferreira. Dias: 14 e 15.

 

PRAÇA PORTUGAL

Sábado, 14 de dezembro

17h30 – Orquestra de Flautas Transversais da UECE

18h – Papai Noel, existe!, teatro com a Cia Nanda Ricarte

19h – Animados Zoo, teatro

19h30 – Cherry Boys

20h10 – Orquestra Estrelas da Serra e Franklin Dantas

Domingo, 15 de dezembro

17h30 - New Orleans

18h – Reisado Guerreiro de Santo Expedito, com o Grupo Miraíra

19h – O Reino de Gelo – Blitz Intervenções

19h30 – Coral da Luz e Samira Denoá

 

PRAÇA CRISTO REDENTOR – PROGRAMAÇÃO INFANTIL

Sábado, 14 de dezembro

17h – Recreação, brincadeiras e pintura de rosto

17h às 18h – Oficinas de Malabares e Perna de Pau

18h – Apresentação circense com Grupo Aquarela

19h – Reisado Nossa Sra. de Fátima

19h30 – Grupo musical Folia de Roda

 

Domingo, 15 de dezembro

17h às 19h Recreação, brincadeiras e pintura de rosto com Tio Viana

17h Oficinas de Malabares e de Pernas de Pau

18h - Apres. Circense com o Grupo Aquarela

18h30 Apresentação do Grupo musical infantil Folia de Roda

19h Apresentação do Reisado Nossa Sra. Aparecida

19h30 Apresentação do Pastoril Raízes Nordestinas