Vacinação em dia nas férias é fundamental nas viagens

vacina
Vacina é sempre importante, mas nas férias, quem vai para outros destinos deve se prevenir e garantir a saúde 

Alta estação, férias escolares, recesso de fim de ano. A temporada é ideal para viajar com a família, mas alguns cuidados e precauções devem ser tomados antes de arrumar as malas, principalmente para quem vai viajar com crianças. Orientações sobre o destino é primordial, a partir daí vem a verificação do cartão de vacinação. Dentro do Brasil, por exemplo, há cidades passando por surtos de sarampo, doença anteriormente erradicada.

Alguns destinos exigem vacinas específicas, sendo necessários dias de antecedência para a imunização. A recomendação da Anvisa é que as vacinas sejam realizadas no máximo quatro semanas antes da viagem, sendo período ideal de 6 a 8 semanas antes do embarque. O período de imunização da febre amarela, por exemplo, é após 10 dias da vacinação.

Cuidados

A pediatra e diretora da Previne Vacinas, Vanuza Chaga, alerta para importância de consultar as crianças antes das viagens, verificando condições de saúde e se o local de destino está passando por algum surto. Necessário também estar atento ao cartão de vacinação e observar exigências para o viajante. “Vacinas como tríplice viral, febre amarela, hepatites, meningites, entre outras são importantes para proteção do turista”, alerta a médica.

Para quem não vai viajar, Vanuza Chagas deixa claro que a vacinação em dia, não é menos importante, até porque é um período em que muitos turistas circulam e, assim, circulam também os vírus. Ainda de acordo com a pediatra, outro alerta é para os acidentes domésticos com crianças, cuidados com a exposição ao sol, mantendo sempre a proteção contra os raios solares e também com a alimentação dos pequenos.