Ação do Natal de Luz distribui 100 mil mudas de plantas

posto
A iniciativa que existe desde 2007 está em consonância com os anseios da sociedade de preservação do planeta, além disso, ajuda a retirar garrafas pet do ambiente Foto: Falcão Júnior

O calor que vivemos mostra cada vez mais que o meio ambiente não pode ser esquecido e podemos fazer muita coisa. Plantar árvores, por exemplo, é uma maneira de ajudar a criar maiores pontos de sombra e ampliar o "pulmão" da cidade.

O Ceará Natal de Luz traz mais uma vez, além de uma vasta programação artístico-cultural, um compromisso com o meio ambiente. Até o último dia do evento natalino, 23 de dezembro, quem for à Praça do Ferreira, no Centro de Fortaleza, poderá trocar garrafas plásticas por mudas frutíferas, ornamentais e medicinais.

A meta é distribuir 100 mil plantas somente neste ano, batendo a marca de 1,5 milhão de mudas distribuídas ao longo de toda a história da ação ambiental.

Preservação

A iniciativa que existe desde 2007 está em consonância com os anseios da sociedade de preservação do Planeta. Além de retirar e reciclar as garrafas que seriam jogadas no meio ambiente, a ação do Ceará Natal de Luz contribui para o reflorestamento.

“Temos uma parceria com a Seuma (Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza), doamos 24 mil mudas a eles, que repassam à população e se encarregam de tomar nota para onde vai cada exemplar, fazem uma ficha do destinatário, tudo organizado. Já as garrafas recolhidas são doadas à Enel e revertidas em créditos de energia para a Associação Nossa Casa Mãe África, que cuida do Coral da Luz, é uma relação onde todos ganham”, esclarece Assis Cavalcante, coordenador geral do Ceará Natal de Luz e presidente da CDL de Fortaleza.

Assis Cavalcante pontua ainda que o Natal, uma festa tão popular e aguardada no calendário da cidade, é o momento para impulsionar transformações. “Nossa contribuição é para a construção de um ciclo de aprendizado para essa nova geração. O meio ambiente precisa de ações no presente”, ressalta.

Troca de mudas

O posto de troca de garrafas plásticas por mudas de plantas frutíferas, ornamentais e medicinais funciona na Praça do Ferreira, de segunda-feira a sábado, das 8h às 19h, e nos domingos, de 16h às 19h. Para receber uma muda é necessário levar uma garrafa pet de 2 litros, ou duas de um litro ou ainda três de 500ml. Entre as espécies disponibilizadas estão caju, acerola, goiaba, palmeira, sapoti, pitanga, ata, graviola, manga, açaí, ipê e cidreira.

 
Serviço

Posto de troca
27/11 a 23/12
Segunda a sábado: 8h às 19h
Domingo: 16h às 19h
Para receber uma muda é necessário levar uma garrafa pet de 2 litros, ou duas de um litro ou ainda três de 500ml.