Três lições de Beto Studart para o sucesso empresarial

bs
Em um bate-papo descontraído com o consultor Eduardo Gomes de Matos, o empresário Beto Studart reviveu sua trajetória pessoal e empresarial, compartilhando experiências Foto: Regina Carvalho

Do alto de sua vivência empresarial, o empresário Beto Studart, presidente do Grupo BSPAR, revelou as condutas que levam ao sucesso a um público seleto. A experiência foi compartilhada durante a "Quarta do Eleve, da Consultoria Gomes de Matos, que leva conhecimentos e práticas de negócios, que podem ser aplicadas na rotina de outros empresários.

O bate-papo foi conduzido pelo sócio-fundador e chairman da consultoria, Eduardo Gomes de Matos, em almoço na Cabaña Del Primo, nesta quarta-feira, 4 de dezembro.  

Condutas

Em primeiro lugar, diz Beto Studart, "nunca deixar para amanhã, o que se pode resolver e deve fazê-lo hoje. Essa questão de ter urgência na resolução das coisas é fundamental. Você pode até deixar para amanhã aquilo que ainda está em processo de maturação. Não sou defensor de decisões compulsivas, mas amadurecidas e têm que ser tomadas a tempo e a hora", ensina o empresário.

Studart enumerou ainda que os donos de empresas devem ter o cuidado de admitir pessoas melhores que eles próprios. "Ter o conhecimento daquilo que sua empresa está necessitando, tentar atrair esses executivos e atribuir a eles o sucesso do negócio. Tem que saber distribuir", aponta. Em terceiro, orienta, o empresário não deve demitir com facilidade.

"Demissão de pessoas é quebrar parte da cultura da empresa. É sinal de que você não admitiu bem, queimou energia, perdeu tempo. Essas coisas são fundamentais para o sucesso", assinalou, acrescentando que outra postura importante é a coragem. "É preciso trabalhar com seriedade, muita disciplina de tempo, hora e respeito às pessoas". 

Mudança de rota

O ex-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) e agora vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), contou momentos de sua trajetória, principalmente sobre a venda da Agripec Química Farmacêutica, sua empresa, o que mudou o rumo de seus negócios. Atualmente, sua  companhia, a BSPAR atua no ramo da construção civil, tendo no portfólio ícones da cidade, como o BS Design, edifício empresarial.

Em 2007, a australiana Nufarm comprou fatia de 50,1% da Agripec, em uma transação envolvendo cerca de R$ 350 milhões. A Nufarm já havia adquirido, em um primeiro momento, em 2004, 49,9% da maior companhia brasileira de defensivos agrícolas. 

Economia nacional

Beto Studart criticou a corrupção e tempos dramáticos já vividos na economia brasileira, como de hiperinflação e confisco da poupança. Avaliou a crise vivida no País como de postura, de fundo ético, agravando a crise econômica. Mas acredita em um novo momento, com a retomada da construção civil no Ceará para 2021.  

O Eleve

A "Quarta do Eleve" já recebeu 12 empresários. O método Eleve, segundo explica Eduardo Gomes de Matos, proporciona uma base firme de conhecimentos e práticas de negócios. "A compreensão dos princípios fundamentais do método garante ferramentas confiáveis para tomar decisões mais assertivas para as empresas e garantir o êxito nos negócios.  

A entrevista que Gomes de Matos realiza é veiculada no seu canal no YouTube. Entre as personalidade convidadas neste ano: Severino Ramalho Neto (Mercadinhos São Luiz), João Fiúza (Diagonal), Antônio José Mello (Normatel), José Carlos Fortes (Fortes Informática), Adolfo Bichucher (McDonald´s), Joaquim Caracas (Impacto Protensão), Ricardo Bezerra (Lopes Immobilis), André Montenegro (presidente do Sinduscon), entre outros. 

Expertise

Com 25 anos de mercado, a Gomes de Matos Consultores Associados é atualmente a maior consultoria do Norte e Nordeste. Premiada por quatro vezes consecutivas como uma das melhores empresas no segmento de serviços do Ceará, a consultoria foi fundada pelo empresário, Eduardo Gomes de Matos, economista, mentor da Endeavor e vem se destacando pela excelência na formação de consultores e na prestação de serviços para grandes corporações, no formato "Just for You".

Com filiais na Paraíba, Rio Grande do Norte e Piauí, a consultoria é especialista em customização de projetos para empresas de médio e grande portes. Seu portfólio compreende as áreas: Estratégia; Marketing e Vendas; Operações; Pessoas; Educação Financeira e Educação Corporativa. 

Serviço

Sobre o Método Eleve: https://www.metodoeleve.com.br/