NE precisa reduzir desigualdades, alerta Paes Mendonça

jcpm
Empresário João Carlos Paes Mendonça ladeado por Patrick Garcia e Gian Franco, à frente das operações do Riomar Kennedy e Riomar Fortaleza, respectivamente Foto: Regina Carvalho

"O Nordeste precisa acordar para reduzir a disparidade regional e não continuar neste estágio de subdesenvolvimento praticamente, em comparação ao Sul do País". Esta foi uma das frases do presidente do Grupo JCPM, João Carlos Paes Mendonça, em almoço com a imprensa nesta terça-feira (3), enfatizando a necessidade também de o País voltar a crescer em um ritmo que realmente garanta gerar mais empregos e mudar a realidade de marasmo atual. “Temos orgulho de sermos nordestinos”, ressaltou. “E fortalezenses”, assinalou. 

Investimentos

Para o empresário, que investe fortemente na Região há anos, a classe empresarial deve se mobilizar nesse sentido e o

kennedy
Ambos os centros de compras do Grupo JCPM em Fortaleza estão em fase de consolidação. O Riomar Kennedy ainda aguardará para inaugurar a segunda etapa já construída Foto: Regina Carvalho 

País precisa crescer pelo menos 3% ao ano. Com participação em 11 shopping centers no Nordeste, João Carlos Paes Mendonça afirma que no médio prazo, nos centros de compra de Fortaleza, o objetivo é de consolidação, já que são grandes equipamentos, sobretudo o Riomar Fortaleza.

Crescimento

Mesmo em uma economia fraca no País, o Riomar Fortaleza cresceu 13% em vendas e 11% em fluxo em 2019. Já o Riomar Kennedy teve expansão de 32% em vendas e 13% em fluxo. O empresário lembrou que os índices estão bem acima da média nacional, que se situa em torno de 3% a 4%. 

Segunda etapa do Kennedy

Construído integralmente, mas com uma etapa só funcionando, o Riomar Kennedy, ainda não irá operar de imediato em sua segunda fase. "Esperamos que quando terminar a vacância, a gente para a segunda fase”. Ele afirmou que, com as operações em negociação, o índice deve chegar a níveis de mercado, cerca de 5%. 

Tecnologia

Os shoppings estão em uma constante busca para implantar as novas tecnologias e, em Recife, o Grupo já lançou um marketplace, iniciativa que pode ser implantada no Ceará. 

Fim de ano

Tradicionalmente, o Grupo JCPM recebe a imprensa para confraternização anual de fim de ano. Neste ano, o encontro foi no restaurante Camarada Camarão, que faz parte do Espaço Gourmet do Shopping. Os gestores dos shoppings e a equipe de comunicação do grupo se esmerou para receber representantes dos veículos de imprensa.