Metade dos brasileiros vão gerar pico de compras nesta 6ª

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O gasto médio estimado por pessoa é de R$ 1.132, de acordo com a CNDL/SPC Brasil e 35% planejam adquirir um número maior de produtos neste ano Foto: Regina Carvalho

Não há outras palavras mais repetidas nesta sexta-feira (29). Afinal, nada menos que metade dos brasileiros pretende comprar na "Black Friday 2019", gerando um pico de compras que o varejo quer aproveitar até mais que o consumidor, após um ano com dificuldades.

Mas 39% só devem fechar negócio no Natal antecipado se descontos valerem a pena. Significa que o consumidor está realmente mais atento. Ainda assim, deve pesquisar e não ceder ao impulso.

Mais compras

O ticket médio estimado por pessoa é de R$ 1.132, de acordo com a CNDL/SPC Brasil. E 35% planejam adquirir um número maior de produtos neste ano e 32% gastar mais.

A data passou a ser uma das mais aguardadas pelo consumidor e pelo varejo, e está em sua 10ª edição no País. Este ano, a ação deve refletir um amadurecimento do consumidor, cada vez mais consciente em tomar cuidado para garantir as melhores ofertas e não ser enganado. É o que aponta pesquisa realizada em todas as capitais do país pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). Apenas 11% não devem aproveitar as promoções. 

Decisão de compra

A pesquisa indica que nove em cada dez (91%) entrevistados planejam pesquisar preços antes de adquirir algum item, principalmente para confirmar se os produtos realmente estão na promoção, ou seja, com preços mais baixos do que o normal (54%). Considerando aqueles que pretendem buscar informações sobre as ofertas, 40% afirmaram que olhariam os preços a menos de 30 dias da Black Friday, enquanto 28% fariam pesquisa com um mês de antecedência e 11% até dois meses  antes.

Outros 13% só devem verificar preços no dia do evento. Os meios mais utilizados apontados para fazer a pesquisa são sites e aplicativos que fazem comparação de preços e produtos (55%), sites das lojas (52%) e portais de busca (42%).

Exigência

Na avaliação do presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro Junior, a Black Friday deste ano promete ser diferente em relação aos outros anos. “O consumidor brasileiro está mais exigente, em busca de experiências e bons descontos. Tanto é que já começa a se preparar com antecedência para as promoções e pesquisar as ofertas antes de sair comprando. Esse novo cenário abre oportunidades para o varejo que terá a chance de oferecer produtos com preços atrativos e alavancar as vendas, seja no ambiente físico ou online”, destaca. Gasto estimado com compras é de R$ 1.132 por pessoa; 40% planejavam passar madrugada conectados à internet para conseguir boas ofertas