Turismo internacional sobe 63% no CE; 10% do fluxo no País

aviao
O hub da Airfrance/KLM e Gol traz maior protagonismo do aeroporto fortalezense e colocou o Ceará na agenda do turismo internacional. A expectativa é de fechar 2019 com 500 mil visitantes do exterior

O Ceará avança no turismo internacional nas asas da Air France/KLM e Gol e já responsável por aproximadamente 10% do fluxo de visitantes internacionais no Brasil. A expectativa é de fechar 2019 com 500 mil visitantes internacionais no Estado. O hub aéreo e a gestão da Fraport no aeroporto cearense foram o casamento ideal para fazer a atividade turística voar mais alto no Ceará. 

Alta temporada

Foram 423 mil desembarques oriundos do exterior até setembro último, no Fortaleza Airport. O crescimento é de 63% ante igual período de 2018 e a cidade ainda detém o segundo maior Réveillon do País, devendo atrair mais

aero
Os dois terminais que a Fraport administra estão em fase de modernização, mas já apresentam mudanças estruturais de grande impacto no atendimento ao passsageiro de Fortaleza e Porto Alegre Foto: Regina Carvalho

visitantes na alta temporada de férias. Em 6 de dezembro, está prevista a entrada da Air Europa com voos diretos para Madri a partir da Capital cearense, ampliando ainda mais a estatística. A Secretaria de Turismo do Estado (Setur-CE) investe para captar voos e promover ainda mais o destino dentro e fora do País.

Fraport

Pela segunda vez consecutiva, o Fortaleza Airport é o mais pontual do País. O dado figura no ranking das consultorias FlightStats e OAG (Official Airline Guide), que mediu o desempenho dos terminais brasileiros em outubro. A consultoria britânica OAG avalia os aeroportos brasileiros que movimentam acima de 5 milhões de passageiros por ano. A FlightStats considerou todos os aeroportos da América Latina. A Fraport, gestora do aeródromo, afirma que o resultado reflete os esforços da Fraport Brasil. 

Premiação

O desempenho tem sido observado de perto pelo trade. E com as ações de modernização do Aeroporto de Fortaleza, o nome da Fraport Brasil foi escolhido para ser agraciado com o “Troféu Habib Ary - Personalidade Turística 2019”. A comenda é outorgada pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – ABIH-CE, desde 1988. Cabe ao presidente da entidade, Eliseu Barros, fazer a entrega da honraria, no dia 13 de dezembro de 2019, no Hotel Gran Marquise. 

Porto Alegre

Enquanto em Fortaleza a Fraport tem entregue um terminal funcional e que traz melhores serviços e satisfação aos passageiros, na outra ponta do País, em Porto Alegre, a concessionária também entregou a primeira fase de obras no complexo aeroportuário. Foram 18 meses de obras, que incluem ampliação do terminal 1, único em operação depois da desativação do antigo terminal 2, áreas de check-in e embarques novas e novo edifício-garagem.

Os gaúchos vão contar com a construção de um novo terminal de cargas, com previsão de começar a operar em 2021. O terminal logístico é considerado crucial para alavancar a capacidade de negócios do Aeroporto Internacional Salgado Filho.