Internacionalização das empresas no Ceará Global

containers
As micros e pequenas empresas estão no foco da internacionalização

A internacionalização da economia é um passo a mais para o desenvolvimento e o Ceará Global chega neste ano à terceira edição com o tema "A força das micros e pequenas empresas". O encontro será no dia 22 de agosto, das 8 às 18h, no Centro de Negócios do Sebrae. Haverá um dia de apresentação sobre temas que envolvem o comércio exterior e o investimento estrangeiro no Estado.

A iniciativa é a principal ação anual de networking que reúne empreendedores, investidores, entidades de classe e poder público. O objetivo é dar visibilidade aos investimentos estrangeiros no Ceará e, neste ano, aumentar a participação das micros e pequenas empresas (MPE) cearenses na pauta de exportação.

De acordo com Rômulo Alexandre, presidente do Conselho de Relações Internacionais da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec) e um dos articuladores do Ceará Global 2019, as empresas têm buscado expandir a sua atuação no mercado internacional, quer através da exportação de seus produtos, quer na identificação de fornecedores integrados numa cadeia global de suprimentos.

Adequação

Além disso, “a inserção das MPE no mercado internacional interfere no desempenho dessas empresas, provocando a melhoria e adequação de seus produtos e da gestão, além de ampliar os horizontes e perspectivas do negócio", destaca. A novidade deste ano é a Trilha da Internacionalização, uma atividade prática em forma de jornada em que os empreendedores terão acesso a informações relevantes para realizarem negócios internacionais. A estrutura em formato de octógono terá um palco principal onde ocorrerão as palestras durante a manhã. Na parte da tarde, serão adicionadas seis estações para cada uma das etapas mais importantes no processo de exportação das empresas.

Cada estação contará com especialistas em comércio exterior que atenderão aos grupos para repassar informações relevantes sobre o tema e esclarecer as dúvidas sobre os passos a serem seguidos pelas empresas exportadoras e potenciais exportadoras nas diversas fases do seu processo da internacionalização. No final dessa dinâmica, os participantes ajudarão a estruturar um painel reunindo os aspectos mais críticos no processo de exportação e que subsidiarão um plano de ação para apoiar as empresas cearenses a ingressarem no mercado internacional.

O Ceará Global é uma iniciativa articulada pela Câmara Setorial de Comércio Exterior - CS Comex & IE, com o apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Fecomércio-CE, Câmara Brasil Portugal, Universidade de Fortaleza (Unifor) e outras entidades setoriais.