Sobral terá aeroporto moderno estimado em R$ 61,8 milhões

aero
Sem espaço para expansão, o aeroporto existente não tem condições de receber aeronaves de médio porte, o que inviabiliza a atração de linhas regionais

Com valor estimado é de R$ 61,8 milhões, foi lançado nesta segunda-feira (18), o edital de licitação para a implantação da pista, dos acessos e serviços complementares do Novo Aeroporto Regional de Sobral, na Zona Norte do Estado. Com isso, o Ceará se habilita a melhorar um dos seus aeródromos regionais, melhorando a malha existente, que será modernizada.

A construção de um novo equipamento no município se faz necessária, por conta da capacidade limitada do atual aeródromo da cidade, localizado na área urbana de Sobral. Sem espaço para expansão, o aeroporto existente não tem condições de receber aeronaves de médio porte, o que inviabiliza a atração de linhas regionais.

“Esse é um investimento fundamental para o desenvolvimento econômico, não só de Sobral, como de toda a região, que conta com diversas indústrias, universidades, hospitais e outros equipamentos de influência regional. Além disso, o aeroporto de maior porte também irá fortalecer o turismo na região, que tem muitas belezas naturais, como a Serra da Meruoca”, ressalta o Secretário da Infraestrutura do Ceará, Lucio Gomes.

De acordo com o projeto, o novo aeroporto ficará a 13 quilômetros da área urbana de Sobral e terá pista de pouso e decolagem de 1.800m x 30m, com capacidade para receber aeronaves de porte médio, tais como Boeing B737-800, Airbus A319, Embraer EMB 190/135/120 e ATR 52/72. O equipamento também contará com pistas de rolamento e pátio de aeronaves. 

O edital foi publicado no Diário Oficial do Estado -DOE. O recebimento das propostas da Concorrência Pública, do tipo Menor Preço, deve ocorrer no dia 18 de dezembro de 2019, às 15 horas, na Central de Licitações da Procuradoria Geral do Estado (PGE).