Amigos em Ação abre 11ª Exposição de Obras de Arte

amigos
Reunindo 78 lotes dos mais variados estilos, a exposição tem como obra-tema uma fotografia em homenagem ao fotógrafo cearense Chico Albuquerque, intitulada Mucuripe

A cultura está ligada ao desenvolvimento da sociedade em diversos aspectos e, nesse sentido, a Campanha Amigos em Ação une arte e solidariedade com a realização da 11ª edição da tradicional Mostra Coletiva de Obras de Arte Amigos em Ação.

Reunindo 78 lotes dos mais variados estilos, a exposição tem como obra-tema uma fotografia em homenagem ao fotógrafo cearense Chico Albuquerque, intitulada Mucuripe. As obras ficarão expostas no Hall Principal da CDL de Fortaleza e a abertura acontece no dia 21/11, às 19h.

Entre as obras serão encontradas pinturas, desenhos, gravuras, fotografias, colagens e esculturas de 73 artistas plásticos e fotógrafos renomados do cenário local e de projeção nacional vivos ou já falecidos, bem como de talentos da nova geração das artes cearenses. As obras ficarão expostas para visitação pública gratuita até o dia 12 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas.

Doações

Todos os trabalhos foram doados pelos artistas e por colecionadores para a campanha anual do Amigos em Ação e participarão do 16° Leilão de Obras de Arte Amigos em Ação, que será realizado no dia 14/12 no Hotel Gran Marquise.

 Entre os artistas participantes estão Aldemir Martins, Maurício Cals, Heitor dos Prazeres, Welton Silva, Assis Filho, Chico da Silva, Mano Alencar, Di Cavalcanti, Vando Figueirêdo, Totonho Laprovítera, Ascal, Farnese de Andrade, Sergei de Castro, Francisco Bandeira, Almeida Leite, Wanger Santos, Tarciso Viriato, Expedito Lima, Ferreirinha, Orlando Moura, entre outros.

A obra-tema que homenageia Chico Albuquerque, pioneiro da fotografia publicitária brasileira, é uma reprodução certificada de uma fotografia histórica da década de 1950, da série “Jangadeiro”, e guia a identidade visual da campanha Amigos em Ação. Os lances para essa e também para as demais obras já podem ser feitos pelo telefone (85) 3466.4303 ou através do site da Montenegro Leilões. 

Alimentos

Em paralelo à exposição de obras de arte, a Campanha Amigos em Ação vem mobilizando os conselheiros e associados para a arrecadação de gêneros alimentícios, em que cada participante precisa doar, no mínimo, 60 quilos de alimentos não perecíveis.

Neste ano, seis instituições serão beneficiadas com as doações: Lar Torres de Melo, Santa Casa da Misericórdia de Fortaleza, Lar Amigos de Jesus, Oficina do Senhor, Edisca e Lar Francisco de Assis.

Como uma forma de estímulo, ao final da campanha, os três maiores doadores são premiados com um troféu. Nos seus 27 anos de existência, o Amigos em Ação já beneficiou mais de 100 entidades filantrópicas e comunidades carentes com cerca de 447 toneladas de alimentos não perecíveis. Para este ano, a expectativa dos organizadores é atingir a meta de 30 toneladas arrecadadas.

Além disso, o movimento apoia, desde 2004, o projeto Educação para o Trabalho e a Cidadania, que atende crianças e adolescentes das Comunidades de Vila Pagã e Estrada Nova, no distrito de Tapera, em Aquiraz. O programa criou, há 14 anos, a Banda de Pífaros Juventude Amigos em Ação, composta por cerca de 50 jovens instrumentistas com idades entre dez e vinte anos.

Alessandro Belchior

Com 30 anos de experiência, a Alessandro Belchior Imóveis trabalha em toda a cadeia imobiliária nas áreas de comercialização, locação e administração de imóveis. A empresa administra imóveis de todos os portes, atuando em toda a Grande Fortaleza e em alguns municípios do interior. Como empresa socialmente responsável, a Alessandro Belchior Imóveis criou em 1992 o seu principal programa social, o Amigos em Ação, que beneficia anualmente instituições filantrópicas com doações de alimentos. A campanha começou como uma atividade de arrecadação de alimentos para serem doados durante o período natalino e expandiu-se alcançando resultados sociais expressivos.

Serviço: 

11ª Exposição Coletiva de Obras de Arte Amigos em Ação

Local: CDL de Fortaleza (R. Vinte e Cinco de Março, 882)

Abertura: 21/11

Horário: 19h

Visitação pública gratuita: De 22 de novembro a 12 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas.