Churrasco de fim de ano fica mais caro com carne em alta

carne
O consumidor que sempre quer ter carne bovina à mesa tem enfrentado dificuldades para encontrar o produto mais em conta Foto: Freepik

Quem não dispensa um churrasco já sentiu o peso no bolso e o fim de ano chegou com uma alta substancial na carne vermelha brasileira. O produto está sendo exportado em maiores volumes para a China e o mercado interno reflete nos preços essa venda ao exterior.

Além disso, no fim do ano, em geral, os preços da carne in natura têm subido. A cesta básica de outubro mostrou elevação, mas ainda menor que a sentida diretamente no açougue, onde o quilo do produto - patinho e coxão mole - chega a mais de R$ 27,00 e há pouco menos de um mês antes as mesmas peças podiam ser adquiridas por R$ 20,00. 

As aves tradicionais do período natalino devem vender mais neste ano. A carne de frango e os peixes são opções. Entretanto, em algumas partes do litoral brasileiro, diante das manchas de óleo, os consumidores estão se afastando do produto e o pesado está inclusive tendo os preços reduzidos.