Espedito Seleiro dá o tom na decoração do Natal de Luz 2019

nat
Todos os anos, o Natal de Luz promovido pela CDL Fortaleza atrai as famílias ao Centro da Cidade, na Praça do Ferreira, para os show natalinos que são tradição e sucesso

Chegou o momento de o Centro da Cidade ganhar uma decoração toda especial e atrair muitas famílias para os shows natalinos. A Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Fortaleza e o Instituto CDL de Cultura e Responsabilidade Social lançaram o 23º Ceará Natal de Luz e a terceira edição da Campanha Natal de Prêmios Fortaleza.

Ícone

Neste ano a assinatura artística do Natal é do icônico e premiado trabalho do Mestre Espedito Seleiro, que completou 80 anos.

Além desta homenagem, o tema “Criança é luz para o mundo” nos remete ao espírito de esperança no presente e no futuro que a temporada natalina traz para todas as famílias.

A programação desta temporada natalina começará dia 21 de novembro (quinta-feira) com a chegada do Papai Noel, coral com 130 crianças e show com Alceu Valença. A programação cresceu é a maior série de eventos de Natal entre as capitais do Brasil. A programação seguirá até dia 23 de dezembro em diversos pontos da cidade.

O presidente da CDL Fortaleza e diretor do evento, Assis Cavalcante, explica a capacidade social do comércio de ser um agente de difusão de temas para toda a sociedade. “Pensamos em destacar o premiado trabalho do Mestre Espedito Seleiro, sua trajetória de ofício que virou arte e seus 80 anos de vida. A cultura mostrada de forma tão bonita como no Natal é capaz de transformar vidas. Por isso, neste ano em que a CDL completa 60 décadas atuantes, vamos trabalhar transversalmente com o lema da infância, que nos é caro e é de responsabilidade de cada cidadão”, ressalta Assis. Criança é luz para o mundo é o tema da festa que é um presente para todas as famílias, um evento cultural de transformação do presente e um legado para esta geração.

Mapping

A identidade visual de 2019 mescla as tradicionais imagens natalinas e a força da cultura nordestina. O tema artístico é do Mestre Espedito Seleiro, destaque no Brasil e no mundo, como criador de icônicas peças em couro, com cores e design original. Quando o sol cair, a apresentação do vídeo mapping, técnica audiovisual projetada há 10 anos exatamente na fachada do prédio do Cineteatro São Luiz, vai dar ainda mais emoção às músicas típicas desta época do ano. 

A chegada do Papai Noel também promete alegrar, mas é uma aguardada surpresa. O velhinho, símbolo da doação de presentes do bem, terá roupa inspirada nos desenhos e nas cores do Mestre. Outro momento inusitado será a “chuva” de neve, que desde 2017 a gente vê no Natal e encanta cearenses e turistas.

Coral da Luz

Já a aparição do Coral da Luz nas sacadas do Hotel Excelsior é um outro ápice da abertura. A interpretação das músicas natalinas por 130 crianças e adolescentes confirma o encantamento dessa época. Os corações batem forte também com os shows do palco principal. Tenores líricos, orquestras e o pernambucano Alceu Valença fazem parte do show. Assim, será inaugurada a temporada de Natal na cidade e o convite é para que todas as famílias possam aproveitar e se encantar com a programação.

Veja a programação completa

Praça do Ferreira – É a primeira casa do Ceará Natal de Luz. As decorações no Cineteatro São Luís, na Coluna da Hora e no Hotel Excelsior, além dos logradouros do entorno são um destaque. É o local da abertura e do encerramento do evento, de uma das aguardadas e enormes árvores de natal e da Casa do Papai Noel, que poderá ser visitada durante toda temporada e este ano estará com novidades. Também é nesta praça que fica um posto de troca de garrafas PET por mudas.

Mapping e show de luzes – A  arte de Espedito Seleiro inspira a projeção na fachada do Cineteatro São Luiz, celebrando o seu criativo trabalho e os 60 anos da CDL de Fortaleza. Um espetáculo de imagens e sons que mescla técnicas de animação 2D e 3D para valorizar a textura do couro e os desenhos característicos do artista. A novidade em 2019 é a interação do vídeo com o show de luzes da Praça do Ferreira. Luzes que dançam sincronizadas com uma trilha marcante. Essa união de projeção e luzes animadas promete surpreender o público e criar um momento de grande emoção dentro da programação da abertura do Ceará Natal de Luz.

Praça Portugal – Este local fica todo decorado e iluminado, além de receber uma das árvores natalinas tão aguardadas. Lá, teremos programação aos sábados e domingos, dando continuidade à ocupação cultural deste espaço, com espetáculos de teatro, orquestra, tenores, corais e cantores líricos.

Estoril (Praia de Iracema), Praça Luiza Távora (CEART) e Praça Cristo Redentor (Teatro São José) – O Estoril já faz parte do calendário e este ano teremos uma edição do Mercado de Natal, com expositores da cultura popular. E em 2019, as ações culturais serão ampliadas em Fortaleza, espalhando a centelha das boas práticas e, seguindo o lema escolhido para o ano, as atividades infantis serão destaques nos polos da Praça Luiza Távora e do Teatro São José.

Mercado de Natal – A cultura popular terá grande alcance este ano com as edições das feiras de economia criativa na Praça do Ferreira e no Estoril. Essa ação traz para o evento todo o potencial desse modelo de negócios, cada vez mais importante para a geração de renda de diversas pessoas.

Decoração em Prédios e Logradouros – A ambientação com a decoração de prédios e logradouros iluminados leva mais magia para a cidade. Elementos natalinos típicos foram feitos a partir da assinatura artística do Mestre Espedito Seleiro. A partir do dia 21 de novembro as árvores de natal e as luzes decorativas nos seguintes locais: Paço Municipal (sede da Prefeitura de Fortaleza), Palácio da Abolição (sede do Governo do Estado), Câmara dos Dirigentes Lojistas de Fortaleza, Federação das CDLs do Ceará (FCDL-CE), Faculdade CDL, Rua Guilherme Rocha, Avenida Monsenhor Tabosa, Estoril (Praia de Iracema), Universidade de Fortaleza (Unifor), Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB) e Centro de Eventos do Ceará.

Árvores de Natal – Como serão as árvores de Natal? Pergunta frequente no nosso imaginário todo ano. Em 2019, com o tema artístico assinado pelo Mestre Espedito Seleiro, a tradição da cultura cearense estará estampada na decoração natalina que ganha as cores e as formas dos desenhos em couro do Mestre. A árvore da Praça do Ferreira terá 25 metros e da Praça Portugal, 36 metros.

Coral da Luz – A tradicional apresentação de crianças e adolescentes do Coral da Luz é muito esperada. Todos os dias da temporada de Natal, às 18 horas, integrantes da Associação Nossa Casa Mãe África (ANCMA) e do Coral Ângelus, emocionam e aquecem o coração de cada um que para diante às sacadas iluminadas do Hotel Excelsior, primeiro "arranha-céu" da capital cearense. O coral se prepara durante o ano com as maestrinas Sislaine Simões (ANCMA) e Socorro Raulino (Ângelus). Durante as apresentações de Natal, o coral infanto-juvenil é regido pela maestrina Socorro.

Coral Itinerante – Para cada vez mais gente entrar no clima natalino, esta ação leva as belezas dos cânticos típicos de natal para outros pontos da cidade. Este ano teremos a novidade do Coral Itinerante no Fortaleza Bus (itinerário a confirmar). O coral adulto é do Grupo Vocal Porta Voz e é regido pelo maestro Poty Fontenelle, diretor artístico e cultural do evento.

Ação ambiental – Em 2007, foi lançado o desafio de distribuir 1 milhão de mudas de árvores até 2017. A marca foi alcançada três anos antes, em 2014, e registrando a primeira meta alcançada, uma muda de pau-brasil foi plantada na Praça do Ferreira. Em 2018 foram entregues 100 mil mudas. Este ano, o posto de troca continua atuante na campanha ambiental trocando garrafas plásticas por mudas de árvores frutíferas.

O Ceará Natal de Luz 2019 é realizado pela CDL e pelo ICDL, apresentado pelo Ministério da Cidadania, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e pela Prefeitura Municipal de Fortaleza. O evento conta com o patrocínio das seguintes empresas e instituições: Sesi, Fiec, Café Santa Clara, Zenir, M Dias Branco, Casa Pio, Enel, Newland, Normatel, Banco do Nordeste e Rede. E tem ainda o apoio do Governo do Estado do Ceará, da Câmara Municipal de Fortaleza, da Assembleia Legislativa do Ceará, do Sistema Verdes Mares, da Faculdade CDL, do Sindiônibus, da Indaiá, do Shopping Del Paseo, do Shopping Aldeota e do Jardins Open Mall.