DCDN garante energia a Fernando de Noronha com novos geradores

noronha
Cearense DCDN atua há mais de uma década na manutenção da segurança energética na ilha de Fernando de Noronha

O grupo cearense DCDN, que atua em seis estados do Nordeste, entrega mais três geradores Cummins para a Ilha de Fernando de Noronha. Há mais de uma década, a DCDN  é responsável pela operação e manutenção da Usina Tubarão, que gera a maior parte da energia da Ilha.

"Foram vendidos três geradores de menor porte para fazer um balanceamento da carga de energia da Ilha. Com os novos equipamentos, a ideia é fazer uma  melhor distribuição de carga, dependendo do horário do dia", explica o diretor executivo da DCDN, Luiz Antonio Trotta Miranda.

"A maior parte da geração de energia de Fernando de Noronha é feita por geradores Cummins e operada e mantida pela equipe da DCDN. Os geradores funcionam 24 horas por dia, sete dias da semana. A nossa equipe de manutenção, composta por dez funcionários, é responsável por fazer todo o monitoramento da carga de energia", reforça.

O diretor executivo da DCDN lembra que a Ilha de Fernando de Noronha é considerada um patrimônio da humanidade pela Organização das Nações Unidas (ONU). Por isso, o trabalho de fornecimento de energia para a Ilha é feito considerando os aspectos ambientais. "Nós seguimos à risca todas as questões regulatórias, especialmente as que dizem respeito ao meio ambiente. Por isso, os geradores instalados na Ilha são máquinas muito eficientes e com baixo nível de poluição e ruído.  Com isso, nós conseguimos atender a todas as exigências dos órgãos ambientais", explica, acrescentando que a Ilha já conta com fontes alternativas de energia, como placas solares, mas que elas são complementares.

Expertise

A DCDN é distribuidora exclusiva Cummins, Hyster, Komatsu e Allison Transmission e é uma das empresas do grupo cearense DCDN, que conta ainda com a DCDN Engenharia, que atua no desenvolvimento e na gestão de projetos de energia; a DCDN Locações, cujo foco é o aluguel de máquinas; a Dominó Nordeste, com a comercialização de máquinas de automação industrial; e a Norlabel, que fabrica máquinas de rotular.

Há mais de 35 anos no mercado, o Grupo DCDN possui sede em Fortaleza (CE) e filial em Jaboatão dos Guararapes (PE). Além do Ceará e de Pernambuco, o Grupo também atua nos estados do Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba e Alagoas, com foco nos setores energético, automotivo, marítimo, agrícola, varejista, industrial e de infraestrutura e construção.