Serviços no Ceará crescem acima da média do País

unhas
Os Serviços são uma das principais âncoras da geração de emprego e renda

O setor de serviços apresentou crescimento de 3,3% no Ceará em abril, ante março, enquanto em âmbito nacional o volume do setor de serviços cresceu 0,3% na passagem de março para abril deste ano.

Os números são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostrando que a leve alta registrada não recupera, no entanto, a perda acumulada de 1,8% nos três primeiros meses do ano no País, e de -4,8% no Estado.

No turismo cearense os serviços mostraram queda na passagem entre março e abril deste ano (-4,9%). Contudo, entre abril de 2019 e igual período do ano passado houve avanço de 5,3%. A expansão foi ainda maior nos últimos 12 meses, anotando alta de 10,2%.

Na passagem de março para abril, três das cinco atividades pesquisadas tiveram alta no volume, com destaque para serviços de informação e comunicação (0,7%).

Também houve crescimentos nos serviços profissionais, administrativos e complementares (0,2%) e nos serviços prestados às famílias (0,1%).

Por outro lado, tiveram recuo os transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (-0,6%) e os outros serviços (-0,7%).

A receita nominal do setor de serviços teve crescimentos de 0,8% na comparação com março deste ano, de 3,4% na comparação com abril do ano passado, de 4% no acumulado do ano e 3,4% no acumulado de 12 meses.