Leilão beneficente Amigos em Ação terá obras de Assis Filho

arte
O empresário Delano Belchior, um dos organizadores do evento, recebeu as obras no ateliê do artista plástico Assis Filho

A campanha Amigos em Ação será lançada nesta quarta-feira (30) e beneficiará seis instituições filantrópicas. O escultor cearense Assis Filho, doou obras para integrar o acervo que será leiloado em dezembro. O almoço de lançamento acontece às 11h, no auditório da sede da Alessandro Belchior Imóveis.

A estreia de Assis Filho na Campanha que já está 28ª edição é marcada pela entrega das obras “Luta Diária” e “Última Lembrança”. O empresário Delano Belchior, um dos organizadores do evento, recebeu as obras no ateliê do artista. 

Neste ano, a obra-tema será uma fotografia em homenagem ao premiado fotógrafo cearense Chico Albuquerque, pioneiro da fotografia publicitária brasileira que será âncora da 11ª Exposição de Obras de Arte e da 16ª edição do tradicional Leilão Filantrópico de Obras de Arte Amigos em Ação, que contará também com diversas obras de artistas locais e de projeção nacional.

Entre os artistas parceiros do projeto estão grandes nomes como Aldemir Martins, Maurício Cals, Heitor dos Prazeres, Assis Filho, Chico da Silva, Mano Alencar, Di Cavalcanti, Vando Figueirêdo, Totonho Laprovitera, Ascal, Farnese de Andrade, Sergei de Castro, Francisco Bandeira, Almeida Leite, Wanger Santos, Tarciso Viriato, Expedito Lima, Ferreirinha, Orlando Moura, entre outros.

Contribuição

“Ações como esta são ótimas porque nos dão a oportunidade de contribuir com entidades que fazem um trabalho tão relevante na nossa sociedade ao mesmo tempo em que valorizam a arte e a cultura local. Pra mim, é uma honra ter sido convidado para integrar o projeto ao lado de grandes nomes da arte cearense”, declara Assis Filho.

As seis instituições beneficiadas com as doações este ano serão: Lar Torres de Melo, Santa Casa da Misericórdia de Fortaleza, Lar Amigos de Jesus, Oficina do Senhor, Edisca e Lar Francisco de Assis.

O artista 

Assis Filho é escultor cearense especialista em peças do tipo Figurativa Realista. Com grande parte do aprendizado autodidata, o artista começou os estudos ainda criança, quando passou a dominar outras técnicas de escultura, e há oito anos dedica-se ao realismo. No carnaval deste ano teve uma obra sua em que retrata São Sebastião reproduzida no carro abre-alas da escola União da Ilha em enredo que versava sobre o Ceará. 

Em 2010 foi selecionado para o Salão Internacional de Humor de Piracicaba, festival de humor gráfico mais importante do Brasil que acontece há 45 anos. Finalista na seleção de bolsistas de 2013 para The Florence Academy of Art, na Itália, disputando a vaga com participantes do mundo inteiro. Desde 2017 é voluntário no projeto Nuface, idealizado pela Universidade Federal do Ceará, auxiliando na produção de próteses faciais para pacientes com câncer e vítimas de traumatismo. Mantém um curso de escultura onde ensina a arte de esculpir com uma metodologia desenvolvida por ele que parte das formas geométricas básicas e do estudo de anatomia.

Serviço:
Lançamento da 28ª edição da Campanha amigos em Ação
Data: 30 de outubro, quarta-feira
Horário: Das 11 às 14h
Local: Auditório da sede da Alessandro Belchior Imóveis