Gal é a Inteligência Artificial da Gol que estará nos aeroportos

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A Gol planeja levar as robôs com o nome de Gal aos principais aeroportos brasileiros até 2020, começando por Guarulhos (SP)

A Gol Linhas Aéreas lança a  primeira robô de atendimento ao Cliente da América Latina. A Gal estreou no Aeroporto de Guarulhos.

A assistente virtual da companhia ganhou um corpo físico e passará a interagir com os Clientes e ajudá-los com as principais dúvidas de viagem, respondendo suas perguntas.

O blogdareginacarvalho foi convidado para conferir, nesta terça-feira (22), o lançamento da nova estratégia da companhia aérea, que ajudará na experiência do cliente Gol. A Gal deverá estar em vários terminais aéreos em 2020.

Várias empresas seguem a tendência de adotar soluções tecnológicas em contato com a clientela. No Brasil, o Magazine Luiza é pioneiro com a criação da Lu, do Magalu. O Bradesco, mais recentemente, também adorou a Bia para contato com os usuários da instituição financeira. 

A Gal possui o diferencial de ser um robô, que vai registrar perguntas mais frequentes dos passageiros nos próprios terminais aéreos pelo País.

Agilização

“A Gol sempre foi pioneira na busca de soluções inovadoras para entregar valor, facilitar e agilizar os processos de viagem. Estamos muito orgulhosos em ser a primeira Companhia da América Latina a transformar a nossa simpática atendente virtual Gal, em uma robô que poderá também auxiliar fisicamente os nossos Clientes no aeroporto. Com essa novidade, trazemos a inteligência artificial ainda mais próxima do nosso dia a dia, com mecanismos e informações complementares para orientar sobre diferentes situações”, explica Paulo Palaia, diretor de TI da Gol. 

Dúvidas

A nova robô Gal está apta para tirar diversas dúvidas dos passageiros e, neste primeiro momento, poderá auxiliar os Consumidores em questões relacionadas ao autoatendimento, despacho de bagagens, orientações de check-in entre outros.  “A Gal nos ajudará a interagir com os nossos Clientes de uma maneira diferente e inovadora. Ela será uma nova opção de contato, mas não substituirá em nenhum momento as atividades de um dos nossos colaboradores. O nosso objetivo é sempre promover uma experiência simples e inteligente”, diz José Luiz Belixior, diretor de aeroportos da GOL.

Mobilidade

Além de esclarecer questões e dúvidas, a Gal está configurada para se locomover por 10 diferentes pontos do aeroporto pré-estabelecidos. Se algum Cliente precisar de ajuda para chegar até à loja ou na área de atendimento preferencial, por exemplo, a robô poderá auxiliar no percurso desse trajeto. Para se aproximar ainda mais das pessoas, de forma divertida e descontraída, a nova integrante do time de águias da GOL também está apta a responder questões pessoais e de personalidade como comida preferida, se viaja de avião, de onde veio, cor preferida etc. E como representante do ambiente virtual, todos que conhecerem pessoalmente poderão, ainda, usar a hashtag #conheciaGAL.

Pós-testes

Após o período de testes, a expectativa é que a Gal ganhe novos protótipos e seja ampliada para outros aeroportos do País. Em um segundo momento, a Companhia projeta também conectá-la ao sistema para realização de outros serviços, como a troca de assentos ou remarcação de voos.