União para alcançar Lixo Zero na Capital cearense

lixo
Seja na praia, nas ruas ou em casa, os indivíduos devem saber qual a correta destinação do lixo para evitar o acúmulo e implicar em problemas sanitários

Até o próximo domingo (27), acontece a primeira Semana Lixo Zero em Fortaleza, iniciativa inédita na Capital cearense. A programação reúne uma extensa agenda com o objetivo de conscientizar a população de que todo indivíduo é responsável pela solução dos problemas causados pelo lixo, e o quanto é importante a participação de todos os públicos, sejam governantes, instituições, empresas e a comunidade em geral.

A iniciativa acontece simultaneamente em pelo menos 100 cidades do País, com o objetivo de conscientizar a população sobre a redução e encaminhamento correto dos resíduos

Serão mais de 30 atividades sobre a gestão e encaminhamento correto de resíduos, além da divulgação do conceito lixo zero. As ações incluem limpezas urbanas, palestras, rodas de conversas, campanhas de coleta, visitas técnicas, oficinas, atividades artísticas e culturais ligadas à conscientização para a redução dos resíduos gerados nas cidades. No dia 25, às 9h, uma palestra aberta ao público será realizada na Assembleia Legislativa com o tema ''Como o nosso lixo impacta nas mudanças climáticas''.

Impacto econômico

“Hoje, cada um de nós gasta mais de R$ 100 por ano com coleta e destinação do lixo. Se transformarmos isso em escolas, são mais de 10 mil escolas jogadas no lixo, literalmente. Ou 20 mil postos de saúde, 15 universidades federais, 15 mil quilômetros de estradas, por exemplo. Isto por ano, todos os anos. Em resumo, estamos jogando melhorias para as cidades no lixo”, explica o presidente do Instituto Lixo Zero (ILZ) e idealizador do evento, Rodrigo Sabatini.

“Esse é o primeiro ano da mobilização na nossa cidade e já tivemos uma grande participação, a ideia é que possamos ampliar a cada ano, já que a Semana Lixo Zero fará parte do calendário das nossas ações em Fortaleza'', explica Larissa Bezerra, embaixadora do Instituto Lixo Zero, em Fortaleza.

Semana Lixo Zero

A Semana Lixo Zero é uma Plataforma de Mobilização Social por Nichos. Nela, convidamos a sociedade para discutir sobre o consumo e a responsabilidade sobre os resíduos provenientes desse consumo. É uma proposta de caráter sistêmico, multidisciplinar, em que diversos segmentos, organizações e cidadãos mobilizam-se pela meta lixo zero.

A Semana acontece através da integração de atores da sustentabilidade em uma agenda itinerante. A mobilização acontece anualmente em diversas cidades, sempre na última semana de Outubro, criando uma semana nacional de discussão, mobilização e empoderamento. É a maior mobilização sobre Lixo Zero realizado no mundo.

Serviço

Para conferir a programação completa em Fortaleza, acesse o site: bit.ly/SemanaLixoZeroFortaleza

O que é o Lixo Zero

“Lixo Zero é uma meta ética, econômica, eficiente e visionária para guiar as pessoas a mudar seus modos de vidas e práticas de forma a incentivar os ciclos naturais sustentáveis, onde todos os materiais são projetados para permitir sua recuperação e uso pós-consumo.”

ZWIA – Zero Waste International Alliance