Natura lança desafio para zerar resíduos de embalagens

embalagem
O desafio é realizado em parceria entre Natura Campus e Natura Startups para encontrar soluções em materiais renováveis para embalagens. A empresa foi pioneira na adoção de refis Foto: Regina Carvalho

As inscrições para o Natura Innovation Challenge Zero Waste Packaging estão abertas para soluções de inovadores de todo o mundo. A Natura faz chamada global à rede de inovadores para encontrar novos meios de combater a geração de resíduos e a poluição por plástico.

Empreendedores, startups, instituições de pesquisa, universidades e empresas estão convidados a apresentar soluções com novos materiais renováveis, solúveis ou biodegradáveis, bem como inovações em modelos logísticos, de serviços ou comerciais.

União

O processo de inovação aberta ocorre na Natura há mais de 20 anos, e o desafio inédito é promovido em parceria entre Natura Campus e Natura Startups. “Para nós, só é inovação se gerar impacto positivo. Acreditamos no poder das redes para transformar os desafios da atualidade.”, argumenta Roseli Mello, Diretora de Inovação Expandida da Natura.

São esperadas soluções que já tenham alguma etapa de desenvolvimento realizada, podendo ser em pesquisa aplicada, validada ou disponível para escalonamento. Todas as iniciativas com potencial de resolver o desafio serão analisadas pelo time da Natura e as soluções escolhidas poderão realizar parcerias e receber investimentos para se tornarem viáveis.

“Queremos conectar soluções de diferentes naturezas, encontrar e integrar as propostas que de fato agreguem valor à nossa rede de relações. Queremos aprender e ensinar com o potencial coletivo, onde a tecnologia, o digital, as cadeias e modelos comerciais se encontram para aumentar ainda mais nossas chances de inovar” explica Luciano Abrantes, Diretor de Inovação Digital da Natura.

Geração e reciclagem

De acordo com estudo realizado pela ONU, 1,3 bilhão de toneladas de lixo são geradas anualmente em todo o Planeta. No Brasil, a média por ano é de 78 milhões de toneladas. A Natura foi a primeira empresa de cosméticos brasileira a oferecer refis, desde 1983, e tem ampliado o uso de materiais reciclados pós-consumo e plástico verde em suas embalagens. “Atualmente, já economizamos por ano o equivalente ao lixo produzido diariamente por 4,4 milhões de pessoas, mas queremos ir muito mais longe”, afirma o Diretor de Inovação em Produtos, Daniel Gonzaga.

Serviço

Natura Innovation Challenge Zero Waste Packaging

Iinscrições abertas até o dia 30 de novembro.

Inscrições pelo site innovationchallenge.natura/

Feedback inscrições: até o dia 1° de março de 2020

Para as oportunidades de parceria, a Natura entrará em contato para avaliar em conjunto as alternativas de uso de sua inovação, promovendo as melhores práticas de colaboração e garantir um contrato jurídico.