15 mil se unem para analisar como será o futuro das coisas

futuro
O FofA XP aborda os futuros possíveis abrangendo 3 visões: indivíduo, sociedade e Planeta Foto: Freepik

"Como será o amanhã? É com o objetivo de pensar e debater sobre os desafios que estão por vir para a construção dos nossos futuros que o Future of All - FofA XP será realizado. O evento ocorrerá dentro da programação da Feira do Conhecimento 2019, que está em sua terceira edição e acontece entre os dias 16 a 19 de outubro, no Centro de Eventos do Ceará, com um público esperado de 15 mil pessoas ao todo.

O FofA XP promoverá uma experiência imersiva aos participantes, através de painéis temáticos, exposições e rodas de conversa.

O objetivo é estimular os participantes a assumirem um papel ativo e autônomo na construção dos futuros, dentre outras coisas, provocando: A visão de futuro que você tem é sua mesmo ou alguém pensou por você e te fez acreditar que é sua?

“Tratar de um assunto tão complexo foi um grande desafio”, diz Thiago Fernandes, que junto com seu sócio Marcos Hirano, idealizou todo o conceito do projeto.

“Resolvemos a questão trazendo uma abordagem baseada em três pilares, sendo o primeiro o das pessoas, pois acreditamos que qualquer mudança, seja em nível pessoal ou organizacional, parte dos indivíduos, sendo esses os principais agentes de mudanças; o segundo foi abordar futuro no plural, “futuros”, pois a pluralidade é fundamental para o processo de inovação e consequentemente na construção de um mundo mais democrático e justo, contemplando visões e realidades diversas; e o FofA XP aborda os futuros possíveis abrangendo 3 visões: indivíduo, sociedade e Planeta.

Os debates, discussões e reflexões serão feitos por um time de convidados bastante heterogêneo, mesclando pessoas de diversas áreas de atuação entre eles: Jefferson Michaellis (Kennedy Space Center International Academy), o dinamarquês Peter Kronstrøm (Futurista, Diretor do Instituto de Copenhagen para Estudos Futuros para a América Latina), Anna Flávia Ribeiro (comunicóloga, filósofa, polímata).

Os painéis serão apresentados nos dias 17 e 19 de outubro,no Palco do Conhecimento,entre os temas abordados estão: “Desafios do Século XXI – O Sapiens
tecnológico" (Anna Flávia Ribeiro), “Construção de Futuros" (Peter Kronstrøm), “O Futuro da exploração espacial” (Jefferson Michaelis), entre outros.

A Feira do Conhecimento reunirá atrações como jogos digitais, robótica, inovações científicas, rodadas de negócios, workshops, corrida de drones, hackathon, apresentações culturais e muito mais. O evento é uma realização do Governo do Ceará/Secitece, Instituto Centec, Fiocruz, Aprece e Cosems/CE.

Serviço

Feira do Conhecimento / Future of All – FofA XP
16 a 19 de outubro
Horário: 14 às 21h / Sábado: 10h às 18h
Centro de Eventos do Ceará
Entrada Gratuita
Inscrições e programação: www.feiradoconhecimento.com.br