Empreender 2019 busca apoiar microempreendedores

seminario
Gestão e Inovação dos Pequenos Negócios é o tema da 13º edição do evento

Atuar como ferramenta de apoio e impulso aos microempreendedores e às micros e pequenas empresas do Nordeste. Esse é o principal objetivo do Seminário Empreender, que em 2019 chega à 13º edição. 

A palestra magna será com Scott Taylor, presidente e diretor executivo do The Monroe Institute, EUA, e professor South Central College - Small Business Management.  O convidado vai falar, às 13h40min, acerca da “Gestão dos Micros e Pequenos Negócios com visão de Mercado; Desenvolvendo Competências".

Falará ainda sobre as Ferramentas para Trabalhar com Clientes e Fornecedores, revelando 18 Lições para a Gestão de Pequenos Negócios, segundo modelos aplicados nos EUA.

A primeira palestra será sobre “A Simplificação do Ambiente de Negócios no Brasil”, com a diretora do Departamento de Estruturação Regional e Urbana do Ministério do Desenvolvimento Regional, Cláudia Moraes Mendes, será às 8h50min.

Já às 10h15min, o painel “Vantagens da Formalização para o Micro Empreendedor e o Empreendedor Individual. O Novo Ambiente de Negócios” terá como participantes Antônio Elgma, do Sebrae, e Cláudia Dias, do Conselho Regional de Contabilidade do Ceará (CRC-CE).

Para encerrar o período da manhã, às 11h20min, o prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio irá palestrar sobre “Fortaleza Competitiva. Ações e Políticas para o Desenvolvimento do Empreendedorismo com Foco nos Pequenos Negócios”. Seguindo a palestra magna com Scott Taylor. Para este momento, haverá interpretação simultânea. O conteúdo do Scott Taylor terá comentários do professor e consultor internacional Rogério Magalhães.

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Fortaleza, Mosiah Torgan, é o responsável pela palestra de encerramento do dia 18. Às 16h45min, ele vai falar sobre “Meu Bairro Empreendedor: Desenvolvendo Mentalidade Empreendedora em Comunidades de Fortaleza; Impactos Sociais”.

Oficinas

O segundo dia do Empreender, realizado no sábado, 19, é totalmente dedicado a oficinas de capacitação e treinamentos pensados para colaborar com o sucesso dos empreendedores. Vendas pela Internet, Design Thinking e Práticas de Gestão do Caixa são algumas delas.

Agricultura familiar

A agricultura familiar também está presente na programação do Seminário, no dia 18, às 9h30min, haverá o painel “A Agricultura Familiar na Formação da Renda. Experiências de Alto Impacto”, com Priscilla Veras e Andreia Cardoso, do Muda Meu Mundo, Glaucio Gomes, da Agência de Desenvolvimento Econômico Local (Adel), Maria Odete Alves, do Banco do Nordeste, e Coronel Sérgio Gomes, do Projeto Hortas Sociais.

No segundo dia, 19, às 10h30min, haverá a oficina “Agricultura familiar e agricultura urbana: como desenvolver pequenas hortas domésticas/comunitárias”. Durante os dois dias, os visitantes poderão visitar a feira permanente dedicada ao tema agricultura familiar, nos dois dias, com produtos orgânicos. São 20 opções de estandes com os mais variados itens.  

Bairros

Nesta edição, além do evento no Sebrae, o público vai ter acesso ao Encontro nos Bairros, que ocorrerão nos dias 14, 15 e 16, no Teatro São José, bairros Vicente Pinzon e Bom Jardim, respectivamente. Nos dias e locais dos encontros, os participantes poderão efetuar inscrições para o Seminário. Os encontros ocorrerão das 8 horas às 11h30min, com programação variada.

No Teatro São José, está confirmada a palestra do diretor dos Mercadinhos São Luiz, Severino Ramalho Neto. No Vicente Pinzon, destaque para a palestra “Boas experiências de associativismo na indústria de confecções em Fortaleza”, com Dalvani Mota, da Federação das Micro e Pequenas Empresas do Estado do Ceará (Femicro). No Bom Jardim, Daniele Porto, da Faculdade CDL, vai falar sobre “A gestão financeira dos pequenos negócios: a gestão do caixa”. A coordenação é de Nazareno Albuquerque.

Serviço
Seminário Empreender 2019
Dias 18 e 19 de outubro, das 8h30min às 18 horas (sexta-feira) e das 9 horas às 11h30min (sábado)
Local: Centro de Negócios do Sebrae Ceará (Av. Monsenhor Tabosa, 777, Praia de Iracema )
Programação completa, perfis dos palestrantes e inscrições gratuitas em www.seminarioempreender.com.br