Bike Rosa convida à prática de exercício e à prevenção do câncer de mama

bike
São 80 bicicletas rosa para inspirar as mulheres a saírem do sedentarismo e não esquecer a prevenção de câncer

Até 4 de novembro, ação da Unimed Fortaleza em 10 estações do Bicicletar espalhadas na cidade, convida à prática regular de exercícios físicos e à prevenção do câncer de mama e do diagnóstico precoce do câncer de mama e, mais recentemente, sobre o câncer de colo do útero. A cooperativa de saúde pintou de rosa 80 bicicletas em estações espalhadas pela cidade e instalará as mensagens de prevenção nas cestinhas dos veículos e nos painéis das estações. A cor faz referência ao Outubro Rosa.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer, 30% dos casos da doença na mama podem ser combatidos com hábitos saudáveis. Outro alerta dos especialistas é o diagnóstico precoce, que aumenta as chances de cura. Ele é possível com a realização do autoexame, com as visitas regulares ao médico e com a mamografia anual, que é indicada para as mulheres a partir de 40 anos de idade.

As estações ficam no Aterro Praia de Iracema, Unifor, Aterrinho Praia de Iracema, Praça Luiza Távora, Unimed Fortaleza, Benfica, Parque do Cocó, Livraria Cultura, North Shopping (Av. Bezerra de Menezes) e Dragão do Mar.

Sedentarismo

“Para prevenir a doença há necessidade de mudança de hábito: evitar o sedentarismo, controlar o peso, fazer atividade física, não fumar e evitar excesso de anticoncepcional, por exemplo. Sabemos que o exercício físico regular contribui para a prevenção primária da doença, modificando os fatores de risco”, esclarece a médica mastologista Heloísa Magalhães.

Ela explica que a atividade física ajuda na redução de gordura corporal e no combate à obesidade, que tem sido associada a um aumento das chances de câncer de mama. “A perda de peso ajuda a proteger. Segundo a última revisão da Sociedade Norte-Americana de Oncologia, perder cinco quilos equivale a reduzir de 4% a 8% o risco de ter um câncer de mama. Existe uma relação direta entre a atividade física regular e a proteção à doença. Inclusive pacientes que já tiveram o câncer, se adquirirem este hábito saudável, podem reduzir o risco de rescindir”, afirma a mastologista.

Público interno

Além da ativação Bike Rosa, a Unimed Fortaleza desenvolveu uma série de ações voltadas para seu público interno. Para colaboradoras que têm idade acima de 40 anos, o Centro de Imagem do Hospital Regional Unimed (HRU) realizará exame gratuito de ultrassom de mama e mamografia!

Para melhor explanar as formas de prevenir o câncer de mama, bem como falar do tratamento e da forma de lidar com a doença, serão realizadas rodas de conversas com médico mastologista, nutricionista, psicóloga e convidados especiais. Os momentos acontecerão no HRU e na sede, nos dias 16 e 17 de outubro. Ao término das rodas de conversas, um espaço de beleza estará montado para as colaboradoras que desejarem se maquiar. Um mini salão será disponibilizado no 9º andar para fazer cortes de cabelo gratuitos das colaboradoras que desejam doar.