14 milhões de MPEs são uma força que movimenta o País

centro
As micros e pequenas empresas brasileiras empregam 55% do total de trabalhadores com carteira assinada e são muito representativas também na economia cearense

O Dia da Micro e Pequena Empresa no Ceará será marcado nesta quinta-feira, 3 de outubro, por ação nos principais corredores comerciais e pontos de concentração de pequenos negócios, como mercados e shoppings populares, de Fortaleza, bem como de 54 municípios de todas as regiões do Estado.

O Sebrae, na pessoa do superintendente no Ceará, Joaquim Cartaxo, destaca a importância do contato com os empreendedores para enaltecer a força dos pequenos negócios para o país.

“É preciso que a sociedade e o poder público compreendam o papel fundamental desempenhado pelos pequenos negócios, sobretudo no que se refere ao desenvolvimento local e regional, e com isso passem a valorizá-los ainda mais”, afirma Cartaxo.

Números de impacto

No Brasil, os pequenos negócios representam 99% do total de empresas privadas, ou seja, 14 milhões de empreendimentos.

Esses negócios empregam 55% do total de trabalhadores com carteira assinada e são responsáveis por 27% do PIB. Os números mostram a força das micro e pequenas empresas (MPE) para o desenvolvimento econômico e social do país. Diante do cenário, no dia 3 de outubro, o Sebrae realiza uma ação para celebrar o Dia da Micro e Pequena Empresa (instituído em 5 de outubro de 1999).

A iniciativa irá levar os colaboradores e parceiros do Sebrae em todo País às ruas para visitar diversos empresários de pequenos negócios. “Estamos valorizando o empresário e reconhecendo que ele é fundamental para o desenvolvimento do Brasil. Acreditamos que o empreendedor é a força que move este país. Uma prova é a geração de empregos pelos pequenos negócios. Todos os meses, são essas empresas que despontam como principais geradoras de ocupação e renda”, enfatiza o presidente do Sebrae, Carlos Melles.

A ação tem como intuito gerar proximidade com o empresariado local e estabelecer um relacionamento com proposição de oportunidades que promovam melhorias e fortalecimento dos pequenos negócios locais. Durante o dia 3, data definida como grande marco para as comemorações em todo país, os colaboradores do Sebrae irão visitar os clientes prestando orientações, além de realizar um mapeamento dos principais desafios que cada empresário enfrenta e quais as soluções mais indicadas para resolver cada diferente situação.

Informação

Ainda como parte da ação, o Sebrae também está disponibilizando o hotsite www.sebrae.com.br/valorizeopequenonegocio. Nele, será possível ter acesso a palestras, cursos, conteúdos relacionados a inovação e empreendedorismo e produtos e serviços do Sebrae disponíveis para os pequenos negócios, além de uma programação de eventos presenciais.