PIB do Ceará deve crescer 1,34% em 2019, projeta Ipece

confeccao
A economia cearense continua a se expandir acima da média do País mesmo diante da crise e das cificuldades econômicas que o Brasil enfrenta

O Produto Interno Bruto (PIB) cearense deve fechar em 1,34% em 2019. O percentual é o mesmo da última previsão divulgada em junho e se mantém superior à média da projeção para a economia brasileira, de 0,87%. A expectativa para a taxa é do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece).

Para Witalo Paiva, analista de Políticas Públicas do Ipece, apesar da tendência de queda verificada na previsão nacional, a previsão para o crescimento da economia cearense, se manteve estável. Ele chama atenção para o fato do Ipece realizar, a cada trimestre, atualizações de projeções para o PIB, o que melhora consideravelmente o ambiente para formação de expectativas quanto à economia local, além de tornar a comunicação mais clara com a sociedade. “As previsões apresentadas se baseiam em estimativas obtidas a partir da utilização de diferentes modelos matemáticos e econométricos aplicados à economia cearense.

O economista explica que os modelos consideram um cenário de referência com projeções relativas a 2019 para a economia nacional, para os grandes setores da economia e outras variáveis, como a taxa de juros, a taxa de câmbio, a inflação e a taxa de desemprego”- observa.

O documento Previsão para o PIB Cearense tem como autores os analistas de Políticas Públicas Nicolino Trompieri (coordenação); José Freire Júnior, Witalo Paiva e Alexsandre Lira e a assessora Técnica Cristina Lima, todos da Diretoria de Estudos Econômicos (Diec), que tem como titular Adriano Sarquis.