Navio MSC Antígua faz nova rota do Pecém ao Mediterrâneo

msc
Navio MSC Antígua realiza a nova linha de exportação de frutas frescas ligando o Pecém à Europa e ao Mediterrâneo 

Além das tradicionais linhas para Estados Unidos e Norte da Europa, o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp) conta agora com a nova operação da MSC - Mediterranean Shipping Company, que atraca o navio Antígua no terminal cearense e seguirá em direção a portos localizados na Espanha e na Itália, levando com frutas frescas cearenses.

A embarcação movimentará frutas exportadas através do Porto do Pecém com cargas que devem prosseguir até fevereiro de 2020, principalmente o melão, produzido no Ceará e no Rio Grande do Norte; e a manga e a uva, oriundas  do Vale do Rio São Francisco.

Escalas

A linha direta para o mar mediterrâneo que chegou ao porto cearense fará sua primeira escala em Valência (9 dias) e depois seguirá para Barcelona (11 dias); Genova (13 dias); Livorno (15 dias); e Gioia Tauro (16 dias). O novo serviço vai permitir ainda o transbordo (conexão) dos contêineres de frutas para portos de países no Oriente Médio.

O navio a ser utilizado na nova linha tem capacidade para transportar até 8.500 contêineres. E cada contêiner refrigerado pode acondicionar até 25 toneladas de frutas. Na safra 2018/2019, somente a MSC transportou dois mil contêineres de frutas a partir do Porto do Pecém.

A exportação da safra das frutas vai coincidir, nesse ano, com a entrega de duas obras fundamentais para a ampliação da capacidade operacional do Complexo Industrial e Portuário do Pecém – CIPP. Até o fim de setembro já deverão estar em pleno funcionamento, uma nova ponte de acesso ao Terminal de Múltiplo Uso e um novo berço de atracação para os navios.

Para otimizar o processo de exportação durante a safra de frutas, foi firmado convênio para que o Complexo Industrial e Portuário do Pecém ceda, temporariamente, pessoal para atuar junto a equipe do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), no escritório localizado no Porto do Pecém.