Locação de imóveis sobe 6,14% em Fortaleza no 1º semestre

loca
A relação entre os imóveis alugados e as devoluções registrou um avanço de 19%, no primeiro semestre de 2019 Foto: Freepik

O primeiro semestre de 2019 representou uma melhora no mercado de locação de imóveis na Capital cearense. Mesmo em um momento de incertezas no ambiente econômico, o comportamento dos aluguéis surpreendeu, de acordo com a Associação das Administradoras de Imóveis do Estado do Ceará (AADIC). O número de locações superou o de devoluções em quase 19%, representando um avanço no setor imobiliário, quando comparado ao último semestre de 2018.

A inadimplência apresentou um recuo de 8,51% e, no quesito impontualidade, por pagamentos fora do prazo acordado em contrato, observou-se uma queda de 0,76%. Na análise referente à devolução e locação dos imóveis, o resultado foi animador: crescimento de 6,14% em novos aluguéis e uma queda significativa em devoluções da ordem de 9,34%. Para cada 100 imóveis que foram desocupados, 119 foram alugados para novos clientes no primeiro semestre de 2019.

Gestão

Para Germano Belchior, diretor superintendente da Alessandro Belchior Imóveis e atual presidente da AADIC, o resultado do balanço é bastante animador e demonstra o trabalho que vem sendo realizado não só pela sua empresa, mas por todo o setor imobiliário. Germano reassumiu a presidência da AADIC em maio deste ano em uma eleição realizada em abril, e permanece no cargo até 2021.