Preços das passagens aéreas voltaram a recuar em agosto

latam
A Latam assumiu vários slots da Avianca e vem ofertando promoções em alguns destinos Foto: Divulgação

Viajar é um desejo de muitos brasileiros. Os descontos no setor aéreo têm sido pequenos e as promoções estão sendo praticadas com menor frequência. Entretanto, conforme o levantamento de inflação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que mede a pressão sobre os preços oficialmente através do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), em agosto houve uma redução de 15,66% nos preços das tarifas aéreas.

O indicador geral apontou que as passagens haviam registrado elevação nos meses de julho e julho, com avanço de 18,90% e 18,63%, respectivamente. No último mês de agosto, ainda conforme o IBGE, as companhias aéreas devolveram um pouco desta alta, com uma retração nos preços de 15,66%. 

Também ainda deve demorar para se sentir a repercussão das novas rotas assumidas pela Latam e Azul, em lugar da Avianca, o que amplia a competição em determinados destinos, trazendo algum impacto positivo para o bolso do usuário de transportes aéreos.

Quem planeja viajar deve aproveitar o momento para buscar pagar um pouco menos, considerando que as tarifas ainda estão com preços salgados, dependendo do destino. Além disso, com a chegada do fim do ano, naturalmente ocorrem elevações nos valores praticados pelas aéreas. Uma dica é ficar atento aos aplicativos que trabalham elencando os preços da maioria das companhias em um ranking de menor para maior preço, o que ajuda a identificar oportunidades de viajar de forma mais barata. Esses aplicativos em geral dispõem de alertas para o consumidor e apontam o percentual de desconto ofertado.