Laboratório de Tintas do Senai-CE é certificado pelo Inmetro

senai lab
O Laboratório de Tintas do Senai Ceará passa a ser braço relevante no fortalecimento do segmento de tintas cearenses através da economia de tempo e de logística, destaca o Sindquímica

Uma importante novidade para a indústria química cearense: o Laboratório de Tintas do Senai Ceará recebeu, na segunda-feira (11), o certificado de Acreditação, concedido pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro. Agora, o laboratório conta com expressão formal do reconhecimento de sua competência para realizar atividades de ensaios e é o primeiro na região Norte / Nordeste a ter essa qualidade reconhecida.

A acreditação teve o apoio do então presidente do Sindquímica, Marcos Soares – atual diretor Industrial do sindicato.

O Laboratório de Tintas do Senai Ceará passa a ser braço relevante no fortalecimento do segmento de tintas cearenses através da economia de tempo e de logística.

Além disso, apoiará a obtenção e manutenção de certificações das marcas de tintas cearenses junto ao Inmetro, possibilitando a obtenção de selo de qualidade.

Para o gerente de Inovação e Tecnologia do Senai Ceará, Tarcísio Bastos, o equipamento é de fundamental importância para a Instituição e para a indústria. "Para o Senai, o laboratório de tintas é importante instrumento do papel institucional de gerar serviços que ajudem o desenvolvimento da indústria cearense. Para a indústria, passa a ser apoio relevante no fortalecimento do segmento de tintas cearenses através da economia de tempo e logística, gerando redução de custos e mais competitividade", afirma.

Conquista

O diretor setorial de Tintas do Sindquímica-CE, Josafá Rebouças, comemora a conquista. “O certificado de acreditação recebido pelo Laboratório de Tintas do SENAI Ceará é o passaporte para incrementar rapidez, agilidade e crescimento das tintas analisadas no nosso estado e no país e desafogar os laboratórios  acreditados na região Sudeste, diminuindo assim, os tempos de análises e agilizando as  respostas aos fabricantes das regiões Norte e Nordeste, que concentram um grande número de empresas de tintas.

Além disso, acredito que o certificado irá impulsionar o setor de Tintas, auxiliando os fabricantes no tocante ao cumprimento das Normas do Programa Setorial de Tintas, integrante do PBQP-H - Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat, que é um instrumento do Governo Federal, através do Ministério das Cidades, para implementar melhorias e desenvolvimento sustentável ao setor e à toda a cadeia produtiva”, ressalta Rebouças.