
No último trimestre de 2021, será fechada também a fábrica da Troller, em Horizonte (CE), a exemplo de outras unidades fabris no País. A empresa anunciou o encerramento das atividades no Brasil nesta segunda-feira (11).
No Ceará, é fabricado o utilitário 4x4 da Troller. Serão demitidos 5 mil funcionários nas plantas da companhia no Brasil e Argentina, sendo 470 no Ceará.
A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) publicou nota oficial sobre a decisão da Ford e seus impactos, destacando a preocupação com os desdobramentos do ocorrido.
A empresa vai fechar de imediato as plantas de produção de Camaçari (BA), que produzia Ka e EcoSport, e Taubaté (SP), que irá trabalhar.
Modelos saindo do mercado
Com a decisão, os modelos nacionais terão suas vendas interrompidas assim que terminarem os estoques.
O Ceará vem há mais de duas décadas buscando a implantação de uma montadora de veículos e agora perde o braço da Ford. Agora, mais de uma montadora está encerrando as atividades no Brasil, catapultada pelos negócios em baixa, diante da pandemia do novo coronavírus.
A justificativa é a crise gerada pela pandemia que atinge o mundo desde o início de 2020. Segundo a Ford, a pandemia da covid-19 "amplia a persistente capacidade ociosa da indústria e a redução das vendas, resultando em anos de perdas significativas".
“A Ford está presente há mais de um século na América do Sul e no Brasil e sabemos que essas são ações muito difíceis, mas necessárias, para a criação de um negócio saudável e sustentável”, disse Jim Farley, presidente e CEO da Ford.