IPTU 2021 em Fortaleza corrigido em 4,23%; boleto liberado

imoveis
Haverá desconto de 8% para quem efetuar o pagamento até o dia 5 de fevereiro. As outras duas opções de pagamento em cota única com desconto: de 6% para pagamentos até 5 de março e 4% até 8 de abril

A inflação trará o impacto de 4,23% na base de cálculo do IPTU 2021 nos imóveis da Capital cearense, apesar de não ter havido alteração de alíquota incorrendo em mais aumento.

Os boletos para pagamento do imposto estão disponíveis para consulta no site da Prefeitura de Fortaleza.

Descontos

Os descontos para quem optar por pagamento em cota única continuam os mesmos de 2020. 

Haverá desconto de 8% para quem efetuar o pagamento até o dia 5 de fevereiro. As outras duas opções de pagamento em cota única com

sa
O contador e consultor financeiro Marcos Sá orienta sobre o pagamento dos impostos

desconto: de 6% para pagamentos até 5 de março e 4% até 8 de abril. O desconto, no entanto, somente será concedido aos contribuintes que estão adimplentes com o Município nos anos anteriores.

Orientação

Para quem tem condições de efetuar o pagamento com desconto vale a pena, considerando que as aplicações financeiras não garantem rendimento compatível com o valor abatido nos impostos.

IPVA

O contador e consultor financeiro, Marcos Sá, lembra que há uma redução na alíquota do IPVA de 4,95% em relação ao ano passado. Além disso, reforça que é preciso estar atento às datas de pagamento dos boletos. “O contribuinte que optar pelo pagamento à vista, em vez do tradicional parcelamento, deve ficar atento aos descontos oferecidos no IPTU, que podem chegar a casa dos 8%”, explica.

Os boletos poderão ser pagos em qualquer casa lotérica ou agência conveniada ao Executivo Municipal e Estadual. Os DAE (Documento de Arrecadação do Estado) e DAM (Documento de Arrecadação Municipal) poderão ser pagos em cota única, com descontos de até 8% no valor, ou parcelado em cinco vezes, no caso do IPVA, e em até 11 vezes, do IPTU.

Isenção

O IPVA é isento para pessoas com deficiência, proprietários de máquinas agrícolas, táxis, ônibus de transporte urbano e metropolitano, transportes escolares e veículos com mais de 15 anos de fabricação. Já para o IPTU, têm direito à isenção  propriedades com  valor venal do imóvel (até R$ 72.567,51) e pessoas com renda mensal familiar inferior ou igual a 03 (três) salários mínimos, que possuam apenas um imóvel no Município.