Água e esgoto 12,25% mais caros para o cearense em janeiro

agua
A Cagece afirma que o reajuste, que estava previsto para maio deste ano, foi adiado para dezembro em virtude da pandemia do coronavírus Foto: Freepik

O rol de reajustes para o consumidor assimilar em janeiro só cresce. A partir de 29 de janeiro de 2021, a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) aplicará aumento de 12,25% à tarifa média de água e esgoto praticada pela empresa em todos os municípios operados pela companhia.

O reajuste refere-se à variação do Índice Geral de Preços do Mercado (IGPM) do período de julho de 2018 a abril de 2020 e a aprovação foi realizada pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (ARCE).

O reajuste, que estava previsto para maio deste ano, foi adiado para dezembro em virtude da pandemia do coronavírus. A atualização das tarifas representa a manutenção periódica de valores conforme critérios previstos nos instrumentos normativos, além das variações inflacionárias.

 

Com a aplicação do percentual estabelecido pela agência reguladora, a tarifa média dos serviços de água e esgoto da Cagece passa a ser de R$ 4,61. No caso da Cagece, a última atualização de preços realizada nas tarifas aconteceu em março de 2019.

O reajuste tarifário entra em vigor 30 dias após publicação legal, que aconteceu na quarta-feira (30/12). Os valores atualizados pela tarifa média passam a valer para os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário em Fortaleza e nos 151 municípios atendidos pela Cagece.