DHL fará transporte de pás eólicas para Vestas

pas
Somente em 2018, foram transportadas cerca de 600 pás eólicas pela DHL Foto: Divulgação

O fluxo de cargas diferenciadas como pás eólicas para escoamento a partir do Ceará vem tendo significativo crescimento com a produção no Estado. A DHL Global Forwarding, divisão do Deutsche Post DHL Group especializada em agenciamento de cargas e a Vestas estão unidas no projeto de transporte de pás eólicas no Estado. Centenas de pás devem sair da Aeris, fábrica que opera em Fortaleza, até o Porto do Pecém.

Além do elevado valor, esses equipamentos são compridos e pesam muitas toneladas. Em 2018, a DHL realizou o transporte de cerca de 600 pás com excelência. São necessárias várias condicionantes para o transporte correto e sem maiores impactos no trânsito.

O projeto atual abrange o pré-planejamento em Pecém, o transporte rodoviário, a recepção das pás na área de guarda, posicionamento no solo, armazenagem para procedimentos alfandegários, desembaraço aduaneiro, carregamento das pás no caminhão e transporte até embarcação.

A DHL montou uma solução envolvendo uma carreta especial extensível e guindastes diferenciados. No trajeto do transporte das pás da fábrica até o porto, há um desvio, o que dificultou ainda mais o trabalho realizado. Com a expansão co mercado de energia eólica no Brasil, novos parques geradores e cadeia de fornecedores, impulsiona-se o mercado de logística.