Movimentação no comércio surpreende, afirma presidente da FCDL

freitas
Para Freitas Cordeiro, o auxílio emergencial e outras medidas governamentais ajudaram a impulsionar o consumo. E a resposta do consumidor está vindo melhor que o esperado

O presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas no Ceará (FCDL-CE0, Freitas Cordeiro, afirma que a movimentação no varejo cearense neste fim de ano está surpreendendo, especialmente diante do cenário de pandemia e do recrudescimento do novo coronavírus. Para ele, o auxílio emergencial e outras medidas governamentais ajudaram a impulsionar o consumo. E a resposta do consumidor está vindo melhor que o esperado.

Expectativa

Segundo a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e Offer Wise Pesquisas, 54% dos consumidores devem presentear no Natal deste ano no País. Os produtos mais buscados são roupas (57%), brinquedos em geral (38%), perfumes e outros cosméticos (31%), e calçados (31%). O ticket médio – ou seja, o valor a ser investido pelo consumidor em cada presente – será de R$ 108,78.

Online ganha força

A pandemia foi responsável pela mudança de diversos hábitos dos brasileiros. Dessa forma, o local preferido para realizar as compras de Natal será justamente a internet/lojas online (47%). Em seguida aparecem as lojas de departamento (40%), o shopping center (34%) e as lojas de rua (26%).

Sem deixar contas para depois

Quando se trata da forma de pagamento, oito em cada dez consumidores que dizem que farão compras neste Natal pretendem pagar à vista (85%), sobretudo em dinheiro (57%) e no cartão de débito (36%). Por outro lado, 44% querem usar o crédito para pagar as compras, principalmente o cartão de crédito parcelado (37%), o cartão de crédito em parcela única (25%) e o cartão da própria loja parcelado (10%).