Navios com combustível líquido voltam ao Pecém após 6 anos

pecem
Inicialmente, serão movimentados 200 mil m³ de combustível por mês, começando a operação no mês de fevereiro de 2021 Foto: Governo do Ceará

A partir do próximo mês de fevereiro, o Porto do Pecém vai voltar a receber navios de grande porte carregados com combustível líquido para realizar operações de transbordo, modalidade conhecida como ship to ship (de navio para navio).

A informação foi repassada ao governador Camilo Santana, nesta quinta-feira (17), pelo presidente da Petrobras, Roberto Castelo Branco.

Há seis anos que o Estado não recebia embarcações para esse tipo de atividade. Inicialmente, serão movimentados 200 mil m³ de combustível por mês.

Petrobras

“Vínhamos dialogando com a Petrobras para a retomada dessa operação, que será muito importante para a empresa e representa ganho econômico para o Ceará, que passará a enviar combustível para comercialização em estados do Norte e Nordeste”, comentou Camilo. Inicialmente, o Porto do Pecém deverá receber três navios por mês, mas com perspectiva de ampliação já para os próximos meses.

Operação

O presidente do Complexo do Pecém (CIPP S/A), Danilo Serpa, explicou como acontecerá a operação. “São navios maiores que vão chegar ao Brasil com combustível líquido e vão passar para navios menores levarem para estados das regiões Norte e Nordeste. É uma operação muito importante para o porto, porque, num mesmo berço, você atraca dois navios – o menor ao lado do maior”, detalhou Serpa. O secretário do Desenvolvimento Econômico do Ceará, Maia Júnior, e o presidente da Transpetro, Gustavo Raposo, também participaram do encontro.

7ª linha de cabotagem

A sétima e nova linha regular de cabotagem do Porto do Pecém já está operando após a formalização da parceria entre a Companhia de Navegação Norsul e o Complexo do Pecém (CIPP S/A). O objetivo é ampliar a movimentação de cargas entre o sudeste e o nordeste do Brasil, pois a Norsul, empresa brasileira de navegação, passou a contar com um serviço regular de embarque mensal para o terminal portuário do Pecém, localizado no litoral oeste do Ceará.

A Norsul possui o Vitoria Bay, navio de projeto multipropósito e de bandeira brasileira, dedicado a cargas eólicas e carga geral. A embarcação é considerada ideal para atender a nova dinâmica logística, ampliando serviços e operações e podendo ainda atender outras demandas que necessitem de soluções diferenciadas. O novo serviço vai conectar o Porto de Praia Mole, no Espírito Santo, ao Porto do Pecém uma vez ao mês.

“A Norsul amplia seu leque de soluções logísticas com esta nova parceria com o Pecém e potencializa novos serviços para diferentes tipos de cargas e também atende segmentos industriais como a siderurgia, energia eólica e o agronegócio. Estamos felizes com mais esta perspectiva que vai movimentar a economia, facilitar a logística de nossos clientes atuais e também nossos prospects no mercado” diz Angelo Baroncini, diretor-presidente da Norsul.