Ceará Natal de Luz semeia o verde com distribuição de mudas

plantas
A campanha ultrapassa de 1,5 milhão de mudas distribuídas e lança app de georreferenciamento. Postos de troca de garrafas pet por mudas estão na Praça do Ferreira e no Shopping Parangaba Foto: André Lima

Há 13 anos, o Ceará Natal de Luz assumiu um compromisso com o meio ambiente ao lançar a campanha de troca de garrafas PET por plantas. Além de dar um destino sustentável ao plástico, as garrafas enviadas para reciclagem são convertidas em bônus na conta de energia da Associação Mãe África, que prepara as crianças e adolescentes integrantes do Coral da Luz. Para se ter uma ideia da importância da iniciativa, essa reciclagem zera a conta da entidade nos seis primeiros meses do ano seguinte ao evento.

Sucesso

O balanço até aqui é bastante positivo. Desde 2007, quando a ação ambiental foi lançada, até agora, já foram distribuídas mais de 1,5 milhão de mudas de árvores. Do total, são entregues 24 mil mudas todos os anos à Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza (Seuma) que planta, indica a localização e acompanha a evolução das árvores.

A partir deste ano, as mudas distribuídas para o restante da população também poderão ter o georreferenciamento graças ao aplicativo “Here is Green”, em tradução livre, “aqui é verde” ou “aqui está verde”. Com a plataforma, quem pegar a muda poderá registrar a localização exata e o dia do plantio, além de fornecer informações sobre a evolução da árvore. Quem já plantou em anos anteriores também poderá abastecer o app com os dados.

Meta

“Nós sempre tivemos como meta essa ideia de acompanhar a evolução das mudas, porque não queríamos apenas distribuir. Gostaríamos de ver que as pessoas plantaram. De fato, queremos deixar os bairros, a cidade, mais verdes. Com esse aplicativo, vamos criar uma comunidade verde formada por pessoas que se sensibilizam e apoiam a causa do meio ambiente. Todos poderão se comunicar e integrar esse grande objetivo de reflorestamento”, afirma Assis Cavalcante, presidente da CDL de Fortaleza, entidade realizadora do Ceará Natal de Luz junto com o Instituto CDL de Cultura e Responsabilidade Social.

Cadastro

O aplicativo “Here is Green” pode ser baixado nos sistemas iOS através da App Store e Android através do Google Play Store. O cadastro da muda no aplicativo é simples. Basta criar um nome para plantinha, selecionar a espécie da muda, preencher os dados da planta e registrar com fotos os momentos mais importantes da vida dela, além disso será permitido ver a localização geográfica das plantas e dos plantios de outras pessoas próximas. O georreferenciamento é importante para criar uma comunidade engajada na busca por um mundo sustentável.

Postos de troca

Neste ano de 2020, os postos de troca de garrafas plásticas por mudas de plantas frutíferas, ornamentais e medicinais estão funcionando em dois locais. Na Praça do Ferreira, no Centro de Fortaleza, está aberto de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 18h, e nos sábados, de 8h às 13h. A novidade fica por conta do Shopping Parangaba que também está com um posto de troca. O horário de funcionamento é o mesmo do shopping: de segunda-feira a sábado, das 10h às 22h, e nos domingos, de 13h às 21h.