86 bares e restaurantes de Fortaleza em ação responsável

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400 estabelecimentos, empresas e  24 entidades setoriais comprometem-se a colocar em prática protocolos de higiene, promoção do consumo responsável de bebidas alcoólicas

Instituições ligadas ao setor de bares e restaurantes realizaram a sua primeira reunião aberta na tarde desta quinta-feira (10) para manifestar publicamente a adesão à iniciativa Manifesto #BarResponsável, que engaja seus participantes em compromissos de colocar em prática protocolos de higiene e distanciamento social, de promover a responsabilidade e a moderação no consumo de bebidas alcoólicas, incentivar a diversidade e a inclusão e combater o assédio dentro de seus ambientes.

Engajamento

Até o momento, formam essa coalizão mais de 400 bares e restaurantes, dos quais 86 localizam-se em Fortaleza (CE), bem como 24 entidades e empresas. 

Abrasel

A abertura do encontro virtual foi liderada pelos idealizadores da iniciativa: a Diageo, líder mundial em bebidas alcoólicas premium, e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). “Já participam do Manifesto Bar Responsável os mais de 400 estabelecimentos contemplados pela nossa iniciativa de doação de R$ 15 milhões em equipamentos para a reabertura, por meio do Movimento Pró-Bar. Cada nova adesão será muito bem-vinda. Estamos juntos, norteados por propósitos e práticas para alavancar ainda mais nosso papel social como ambientes onde as pessoas podem vivenciar bem estar, moderação e inclusão”, afirmou Daniela de Fiori, diretora de Relações Corporativas da Diageo.

Prejuízo em 53%

Paulo Solmucci, presidente nacional da Abrasel, contou que 53% dos estabelecimentos desse setor tiveram prejuízo. “O vírus continua nos ameaçando, precisamos de cuidado na reabertura. Bares e restaurantes podem ser instrumentos de políticas públicas, com estes compromissos do manifesto, temos oportunidade de sermos protagonistas na construção da cidadania no país”. 

Jaime Recena, diretor de relações institucionais da Abrasel, falou do impacto da covid-19 no setor. “Estimamos que de 20% a 25% desse mercado sucumbiu. Precisamos mobilizar clientes e sociedade para que tenham atitude responsável durante a pandemia”, pontuou. Andressa Cabral, sócia e chef do Meza Bar do Rio de Janeiro, afirmou que protocolos de higiene são mais importantes do que nunca. “Medidas comportamentais levam os clientes a frequentarem lugares comprometidos com os mesmos valores que eles, onde os discursos encontram a prática”, ressaltou.


Cristiane Foja, presidente executiva da Associação Brasileira de Bebidas, lembrou que todas as organizações têm o seu programa de consumo responsável e que a difusão dessa mensagem cresceu durante a pandemia. “O consumo responsável é fundamental para a retomada segura do setor. No início da pandemia, houve queda de 70% no volume de vendas de bebidas alcoólicas devido ao fechamento de bares e restaurantes e à suspensão de eventos. Os números já estão melhorando e na última medição essa queda era de 40%. Vemos uma reação, mas ainda há um impacto financeiro importante”, disse.


Finalizando o painel, Carlos Lima, diretor executivo do Instituto Brasileiro da Cachaça, contou que 70% das vendas de cachaça, principalmente de pequenos produtores, acontecem em bares e restaurantes. “Mesmo com a reabertura, o impacto deve representar uma queda superior a 20% em 2020. Mas além de ser o principal canal de venda de destilados, aquele profissional que trabalha no bar é embaixador de boas práticas. O consumo responsável precisa ser trabalhado ainda mais neste momento de pandemia”, avaliou.

Diversidade e inclusão

Já no painel sobre os pilares do manifesto diversidade e inclusão e combate ao assédio, Caio Magri, do Instituto Ethos, afirmou que o esforço para retomar a economia é genuíno, mas precisa estar acompanhado de algumas atitudes que dependem de todos. “Este manifesto traz perspectiva de temas afirmativos, fundamentais e urgentes. Bares são o limite da relação da economia compartilhada. Esse mundo se cria de relações com o cliente, centrado em respeito, tolerância e processo de escuta”, disse.

Diageo

Gregorio Gutiérrez, presidente da Diageo, encerrou o evento reconhecendo o momento complexo. “É preciso ter empatia neste cenário de dificuldade. O Manifesto#BarResponsável não é por causa da crise, não é de curto prazo, é uma contribuição com a sociedade. Esse trabalho é uma maneira importante de nos unirmos. Bares e restaurantes possuem um papel social, é um lugar de encontro da comunidade, parte do dia a dia das pessoas. Precisamos reconhecer o poder desses estabelecimentos para reforçar esses compromissos com a sociedade”, destacou.

Entidades

Além de Diageo e Abrabe, são parceiros do Manifesto #BarResponsável: Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo; Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe); Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac); Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE); Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio - CE); Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC); Sindicato de Restaurantes, Bares, Barracas de praia, Buffets e similares do Estado de Ceará (Sindirest); Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Águas Minerais, Cervejas e Bebidas em Geral do Estado do Ceará (Sindibebidas - CE); Associação Brasileira de Anunciantes (ABA); Instituto Diageo; Instituto Ethos; Akatu; Instituto Aliança; Gestão Kairós; Conversas com Significado; MSX; Dialogus; KING Bebidas; Donizete Distribuidora de Alimentos; Cia do Whisky; e MDG Distribuidora.