
A.Front - Festival Internacional de Video Mapping, que fará intervenções audiovisuais em interação com a arquitetura histórica do Theatro José de Alencar e Catedral Metropolitana. O projeto tem o apoio do Governo do Estado, da Epson e da Enel, por meio do mecenato estadual.
A história do TJA e da Catedral serão os pontos de referência para o processo criativo dos VJs "Video Jockey ou DJ de Vídeos" selecionados para o projeto.
Por meio de projeções que prometem aprimorar os sentidos do público, o A.Front será um belo espetáculo no centro da cidade.
No intervalos das projeções, a música ficará por conta do DJ Nego Célio, que fará um set inédito de música instrumental black e brasileira de vinil, e da Banda dronedeus.
Vitrine
À frente do Festival Internacional de Video Mapping está Vitor Grilo, que vem despontado no mercado audiovisual de Fortaleza. Para ele, as intervenções serão uma excelente vitrine para mostrar o trabalho dos artistas, mas também um presente para a cidade. “Temos uma relação de pertencimento com a cidade de Fortaleza, onde o Theatro José de Alencar e a Catedral Metropolitana são obras arquitetônicas emblemáticas. Nossa ideia é motivar os Fortalezenses a construir narrativas, construir arte sobre a cidade e na cidade.”, adianta.
Paulo Sampaio assina a direção de produção. A infraestrutura contará com três câmeras fixas e drone para captar e transmitir toda a produção audiovisual. Presencialmente, o evento seguirá todos os protocolos de segurança e disponibilizará máscaras de proteção contra a COVID-19.
Mais atividades
Além das intervenções de audiovisual, o Festival oferecerá também três oficinas gratuitas, ministradas pelos VJ’s do projeto. As aulas serão em formato híbrido, com vagas limitadas presenciais, mas transmitidas, em tempo real e com alta qualidade, pelo youtube. Os participantes inscritos nas atividades receberão certificado.
Casting
Já estão confirmados para o Festival Internacional de Video Mapping, os seguintes VJ’s:
Angela Jomara: Diretora de arte, animadora, editora e motion designer. Criou EPHEMEROS, uma instalação com recurso de video mapping.
Eletroiman: também conhecido como VJ Eletroiman, é um VJ brasileiro que trabalha em um imaginário audiovisual baseado na cultura popular do Brasil.
Grazzi: Graziela Paes, a VJ Grazzi, brasiliense, bacharel em Cinema e Mídias Digitais e integrante do grupo United VJs. Em 2018 foi Campeã no VJ Torna International, recebeu prêmio de melhor obra no festival SSA Mapping e teve suas criações projetadas na muralha da ilha de Ibiza, dentro do Ibiza Light Festival.
Spetto: Atua há quase 17 anos como VJ. Fundador dos United VJs, grupo internacional de VJs baseado em São Paulo e Lisboa e que conta com integrantes de diversos países. Premiado na Alemanha e na Áustria com o filme Hysteria, para Fulldomes. Especialista em Large Scale Projections, seus Video Mappings conquistaram edifícios de mais de uma dezena de países em diversos continentes.
Valentino Cabanillas: é natural de Buenos Aires, reside e vive em Fortaleza, Ceará. Trabalha como jornalista e documentarista. É um experiente videomaker, operador de câmera freelancer e editor de vídeo na área de documentários, jornalismo, publicidade e cinema.
Vitor Grilo: Artista digital, fotógrafo, comunicador e realizador audiovisual com mais de 10 anos de experiência no mercado de comunicação em Fortaleza. Realizador do projeto #IssoNãoÉPixação, performance e instalação interativa. Diretor do A.Front - Festival Internacional de Videomapping.
Serviço
A.FRONT – FESTIVAL INTERNACIONAL DE VIDEO MAPPING
Datas: 16 e 18/12
16 DE DEZEMBRO – Quarta-feira
Local: Theatro José de Alencar (fachada frontal externa)
20h30 VJ Ângela Jomara
21h10 United VJs + Darklight Studio
Atrações musicais:
DJ Nego Célio
dronedeus
18 DE DEZEMBRO – Sexta-feira
Local: Catedral Metropolitana de Fortaleza (fachada frontal externa)
20h20 VJ Valentino Kmentt (ARG)
21h20 VJ Grazi (DF)
21h50 VJ Vitor Grilo
Atração musical: DJ Nego Célio