Indústria do CE: produção sobe pelo 5ª mês e emprego o 3º

indu
O índice de Evolução do Número de Empregados continuou em alta pelo terceiro mês seguido no Ceará, pontuando 55,9 Foto: Agência Brasil

A atividade industrial cearense no mês de outubro mostrou nova aceleração, se mantendo aquecida e continuando o ritmo de recuperação econômica e também ampliando o emprego.

A Evolução da Produção registrou alta pela quinta vez consecutiva, mostrando
prosseguimento da recuperação da atividade industrial, tanto em nível nacional quanto estadual.

O índice estadual registrou 60,2 pontos enquanto o nacional 58,3 pontos. Por estar acima da linha dos 50 pontos, o valor do índice expressa um crescimento produtivo da Indústria em relação ao mês de setembro.

Emprego

O índice de Evolução do Número de Empregados continuou em alta pelo terceiro mês seguido no Ceará, pontuando 55,9. Enquanto o Brasil pontuou 54,9, uma alta pela quarta vez seguida. 

Pela primeira vez desde novembro de 2019, a Utilização da Capacidade Instalada (Efetiva/Usual) da indústria operou acima da usual para o mês. Já os Estoques (Efetivo/Planejado) caíram, apresentaram o menor valor no ano. 

Tendência

As expectativas também continuaram positivas para os próximos seis meses, com todos os índices mostrando otimismo. Destaque para a Intenção de Investimentos que cresceu, alcançando o maior valor desde janeiro de 2014, indicando otimismo dos industriais cearenses.

Essas foram as principais conclusões da pesquisa Sondagem Industrial, realizada mensalmente pelo Observatório da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (SFIEC) em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI).