CDL: Centro será fortalecido ao receber Câmara Municipal

cdl
Representantes da CDL Fortaleza e da FCDL recepcionaram o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Antônio Henrique Foto: Regina Carvalho

O regresso da Câmara Municipal para o Centro de Fortaleza será uma medida de impacto elevado na revitalização da área comercial mais importante e histórica da Capital cearense. Diariamente, trafegam pelo região central da Cidade 350 mil pessoas, muitos consumidores e trabalhadores. São ainda realizadas pelo menos 1.080 viagens de ônibus transportando pessoas da periferia para o Centro e depois de retorno.

O presidente da Câmara de Fortaleza, Antônio Henrique, foi recebido pelo presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL), Assis Cavalcante, e diretores da entidade, além do presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL), Freitas Cordeiro, e de Honório Pinheiro, 1º vice-presidente da CDL. O encontro aconteceu nesta segunda-feira, 2 de setembro, na sede da CDL. 

A transferência da sede do Legislativo Municipal para o Centro da Cidade, o novo Código da Cidade e o Selo Amigo da Criança e do Adolescente, contra a exploração sexual, foram os assuntos que permearam o encontro. 

Mais consumo

Assis Cavalcante destacou o grau de importância da visita para o comércio, que classificou de singular, pela possibilidade de aglutinar forças em torno do projeto de transferência do Legislativo Municipal para o Centro.

"Ele está trazendo novas ideias, nós vamos fazer nossas reivindicações. Temos o maior centro comercial de Fortaleza e, com esse retorno, os servidores públicos serão consumidores. Temos as pessoas que irão buscar seus interesses lá na Câmara e ela vai ficar mais perto da população", destacou Cavalcante.

De acordo com Antônio Henrique, o projeto de reformulação do espaço ainda não está finalizado, mas deverá ser entregue pela empresa contratada ainda em novembro deste ano. Depois, será o momento de buscar os recursos necessários para a reforma e efetiva transferência. Com mais um meio à frente da Câmara ele afirma que irá trabalhar para as coisas acontecerem. o valor do orçamento do prédio ainda não foi definido.

lord
Reprodução de como ficará a nova Câmara Municipal Foto: Regina Carvalho

Aproximação

A nova casa do legislativo funcionaria no antigo Lord Hotel (Edifício Philomeno Gomes), na Rua Liberato Barroso, 555, uma construção de 1956. "Seria um local que se mostra como ferramenta no processo de aproximação desse Poder com o povo, contribuindo fortemente na requalificação do Centro", destaca o presidente da Câmara ao comentar a transferência.

A área do hotel atende às necessidades e foi identificado que seria preciso um estacionamento no subsolo no miniterminal de ônibus que a Prefeitura de Fortaleza erguerá entre a estação do metrô e a Praça José de Alencar. A Câmara Municipal também já provocou a Secultfor sobre o tombamento do edifício e aguarda a manifestação positiva sobre a questão. O imóvel é de propriedade do Metrofor e já houve também uma resposta favorável do Estado.

Os lojistas também tiraram dúvidas acerca do Código da Cidade, sobretudo sobre a emissão de alvarás, e ouviram sobre o selo de combate à exploração sexual infantil, já apresentando a entidades do varejo, lazer e hotelaria.