Fundação Grupo Boticário faz 30 anos e celebra a natureza

boti
A celebração marca a trajetória da Fundação Grupo Boticário, mas também une forças com as marcas para chamar atenção de todos em relação à conservação do meio ambiente Foto: Reprodução Instagram

Em 11 de novembro, a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza lança uma campanha para comemorar seus 30 anos.

A celebração, que acontece no feed do Instagram da entidade e de todas as marcas do Grupo Boticário, promoverá uma “festa na natureza” para chamar atenção sobre os compromissos assumidos pela Fundação a favor do meio ambiente e engajar a sociedade para proteger o patrimônio natural brasileiro.

Além da Fundação, participam da ação as sete marcas do Grupo Boticário – O Boticário; Eudora; Vult; quem disse, Berenice?; Beauty Box; eume e Beleza na Web –, assim como o Grupo e o Instituto Grupo Boticário. A iniciativa pretende impactar os mais de 21 milhões de seguidores de todos os perfis.

Abordagem

Além de comemorar as três décadas da Fundação Grupo Boticário, a ação busca “conversar” sobre a temática ambiental de forma leve, acessível e com posts inovadores, que transmitam o que a natureza pode proporcionar. “É uma grande celebração da nossa trajetória, que reúne muito trabalho e conquistas, mas também uma oportunidade de unir força com as marcas para chamar atenção de todos em relação à conservação do meio ambiente. É importante exercermos um papel transformador e de conscientização e passar uma mensagem positiva de proteção à natureza, que faz parte do DNA do Grupo e é um dos nossos principais propósitos”, diz a diretora executiva da Fundação Grupo Boticário, Malu Nunes.

Criada em 1990, a Fundação Grupo Boticário é uma das principais organizações empresariais do Brasil que trabalha para proteger a natureza brasileira. A instituição atua para que a conservação da biodiversidade seja priorizada nos negócios e em políticas públicas e apoia ações que aproximem diferentes atores e mecanismos em busca de soluções para os principais desafios ambientais, sociais e econômicos.

A instituição protege duas áreas de Mata Atlântica e Cerrado – os biomas mais ameaçados do Brasil –, somando 11 mil hectares, o equivalente a 70 Parques do Ibirapuera. Os mais de 1.600 projetos apoiados pela entidade ao longo desse tempo já resultaram na descoberta de mais de 170 espécies da fauna e flora. Sete delas, inclusive, tiveram seus nomes científicos batizados em sua homenagem, como a Passiflora boticarioa na Cervi (planta), a Aphyolebias boticarioi (peixe) e o Brachycephalus boticario (anfíbio).

Invasão da Natureza

A festa virtual de aniversário começa às 9 horas do dia 11, com um convite em todos os perfis. Entre os destaques da campanha estão os posts de intervenção que as sete marcas do Grupo trarão, simultaneamente, ao meio-dia. Cada uma trará post com elementos “vivos” da natureza, falando sobre o trabalho que há 30 anos vem sendo feito pela Fundação e mostrando os compromissos da entidade com água; oceano; espécies brasileiras; natureza; pesquisa, ciência e inovação; florestas; conexão da saúde com áreas naturais; e proteção de reservas naturais.

“Os posts são inovadores e artísticos. O jogo visual simula a projeção dos ambientes para além da tela do usuário. Queremos, por meio da beleza da natureza e das boas sensações que ela nos traz, chamar a atenção para a necessidade de protegê-la”, conta a coordenadora de Comunicação Institucional e Engajamento da Fundação Grupo Boticário, Melissa Barbosa.

Ao longo de todo o dia, a “festa na natureza” acontece no perfil oficial da Fundação, com a presença de convidados especiais como o mico-leão-da-cara-dourada, a arara-azul, a tartaruga-oliva e os botos-cor-de-rosa da Amazônia. Além de divertidos, os posts reforçam o papel dessas espécies nativas na conservação e como o meio ambiente é fundamental para o bem-estar de todos.

Onde acompanhar

A ação desta quarta-feira (11) poderá ser acompanhada nos perfis @fundacaogrupoboticario, @oboticario, @beautybox, @eume, @grupoboticario, @institutogrupoboticario, @eudora, @belezanaweb, @quemdisseberenice e @vult, todos no Instagram. Quem assina a ação é a agência W3Haus, responsável pelos canais digitais da Fundação.