Maior turbina eólica é fabricada no CE e atestada pelo BNDES

pas
Fábrica da Vestas em Aquiraz vai gerar 200 empregos diretos e mil indiretos na região, além de 600 vagas para fornecedores da empresa em outros estados Foto: Vestas

Apenas dez meses após a Vestas anunciar a produção local da maior e mais moderna turbina eólica (V150-4.2 MW) do mercado em sua fábrica em Aquiraz, no Ceará, a empresa recebe certificação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a produção do equipamento. A autorização atende às regras da linha de crédito do Finame. 

A localização desse modelo de turbina no Brasil representa um dos mais relevantes projetos da Vestas no mundo. Desde que anunciou sua decisão de produzir o modelo no Ceará, a empresa já recebeu mais de 2 GW de pedidos no País.

O certificado atesta que a produção deste modelo está em conformidade com as regulações para o processo de manufatura com conteúdo local do banco, viabilizando o acesso às linhas especiais de crédito na aquisição da nova turbina.

"A obtenção desse certificado permitirá que nossos clientes tenham acesso às melhores condições de financiamento para a aquisição da mais moderna turbina do mercado brasileiro, a V150-4.2 MW. Estamos muito satisfeitos com a trajetória desse processo, especialmente com a agilidade da equipe técnica do BNDES e com a seleção certeira de nossos parceiros e fornecedores, que foram essenciais para que conquistássemos essa certificação com menos de um ano após o anúncio da expansão da fábrica”, comenta Rogério Zampronha, presidente da Vestas Latam Sul.

Empregos

A fábrica da Vestas em Aquiraz vai gerar 200 empregos diretos e 1.000 indiretos na região, além de outras 600 vagas adicionais para fornecedores da empresa em outros estados brasileiros. A Vestas também espera que este projeto abra novos caminhos para a expansão da plataforma de 4 MW no Brasil e na América Latina.

A Vestas é a empresa líder global em energia sustentável. A companhia projeta, fabrica, instala e mantém turbinas eólicas em todo o mundo. Com 105 GW de capacidade instalada em 80 países, a Vestas instalou mais capacidade eólica do que qualquer outro fabricante. Graças às suas habilidades em Smart Data e aos mais de 86 GW de turbinas que opera e mantém em todo o mundo

A companhia detém uma grande quantidade de dados que permite interpretar, prever e obter o máximo desempenho do recurso eólico, proporcionando as melhores soluções para o setor. Juntamente com seus clientes e mais de 24.500 funcionários, oferece soluções de energia sustentável para promover um planeta limpo e impulsionar um futuro mais promissor.