Sefaz ilumina prédio-sede em adesão à campanha Outubro Rosa

sefaz
Para a iluminação, foram instalados 32 holofotes suspensos, com lentes na cor rosa, direcionados para a fachada do prédio histórico da Sefaz

A Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-Ce) aderiu à campanha Outubro Rosa e instalou iluminação noturna do Palácio da Fazenda, localizado na sede I (Av. Alberto Nepomuceno, 2).

Desde o dia 1º de outubro, o prédio reflete a cor rosa da campanha. O movimento simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.

Para a iluminação, foram instalados 32 holofotes suspensos, com lentes na cor rosa, direcionados para a fachada do prédio histórico da Sefaz. A ideia, segundo Saulo Toscano, coordenador Administrativo Financeiro da Sefaz, é alertar sobre a prevenção e a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Recursos

“O trabalho da Sefaz para o Governo do Estado é meio para prover recursos que são investidos em políticas públicas realizadas por outras secretarias estaduais. Mas, quando fazemos uma campanha dessa, de certa forma, alcançamos mais diretamente à população. Assim, contribuímos para conscientizar sobre a importância da campanha e os cuidados no combate ao câncer”, ressalta Saulo Toscano.

A secretária da Fazenda, Fernanda Pacobahyba, destaca que a campanha Outubro Rosa compartilha informações sobre o câncer de mama promovendo a conscientização da doença, proporcionando maior acesso aos serviços de saúde e diagnóstico precoce. “As ações realizadas durante o mês contribuem para a redução da mortalidade do câncer de mama da mulher cearense. Então, estamos iluminando a fachada do prédio da nossa sede com a cor rosa, para fortalecer ainda mais esse campanha. É um momento de reflexão e de atenção com o autocuidado, estando sempre atentas ao próprio corpo”, afirma.

Políticas públicas

Fernanda Pacobahyba lembra ainda que o Governo do Estado desenvolve diversas ações e políticas públicas voltadas aos pacientes com câncer. “Uma delas é a isenção do ICMS e do IPVA para os veículos de portadores de câncer, com algumas peculiaridades e requisitos previstos na legislação”, ressalta.

Prevenção

A Secretária Executiva de Planejamento e Gestão Interna da Sefaz, Sandra Machado, alerta sobre a importância do autoexame no reconhecimento do câncer de mama. “Devemos estar todas sempre atentas a essa doença que é a segunda maior incidência na população feminina mundial. É preciso alertar e conscientizar todas as mulheres a cuidarem da sua saúde e realizarem exames preventivos a cada ano. Nós, mulheres, por sermos o seio da Terra devemos nutrir e cuidar também do seio físico para continuarmos no pleno exercício do nosso viver. E a Sefaz está iluminada de rosa para expressar total alinhamento com essa campanha em favor da mulher”, diz.