Educar Sesc realiza pré-inscrições para 2021 até 8/10

sesc
O cadastro ficará disponível somente até o preenchimento das vagas e os candidatos devem aguardar a confirmação no resultado publicado no site do Sesc Ceará Foto: Jr. Panela

Em outubro, as seis escolas Educar Sesc abrem inscrições para o ano letivo 2021. Durante o período de 5 a 8/10, os interessados nas matrículas para educação  infantil e ensino fundamental em Fortaleza, Juazeiro do Norte, Crato, Sobral e Iguatu devem acessar o site do Sesc e preencher o cadastro online de pré-inscrição, um dos pré-requisitos é o Cartão Sesc atualizado. (Saiba como solicitar o cartão) 

O cadastro ficará disponível somente até o preenchimento das vagas e os candidatos devem aguardar a confirmação no resultado publicado no site do Sesc Ceará. 

Público alvo

Com turmas para idades a partir de um ano sete meses, as Escolas Educar Sesc são norteadas por uma “pedagogia dinâmica, que privilegia a autonomia intelectual e o espírito solidário”, a Educação Infantil na Escolas Educar Sesc segue ideias sociointeracionistas, que estimulam o desenvolvimento cognitivo por meio da interação social. Os estímulos educativos priorizam a interação, brincadeiras e experiências que favoreçam apropriação do conhecimento a partir das interações estabelecidas pelas próprias crianças. Conheça a proposta pedagógica para a Educação Infantil. 

No Ensino Fundamental, a ação pedagógica visa a formação de crianças, adolescentes e jovens autônomos, críticos e protagonistas no seu contexto sociocultural. Garantir o acesso aos conhecimentos produzidos pela história da humanidade e contribuir para a formação da cidadania são os objetivos primeiros das instituições educativas do sesc. Clique e conheça a proposta pedagógica para o Ensino Fundamental 

As faixas etárias para a pré-inscrição são: a de partir 1 ano e 7 meses para o Grupo II; 2 anos e 7 meses para o Grupo III; 3 anos e 7 meses para o Grupo IV;  4 anos e 7 meses para o Grupo V;  5 anos e 7 meses para o 1º ano; 6 anos e 7  meses para o 2º ano; 7 anos e 7 meses para o 3º ano; 8 anos e 7 meses para o 4º ano; 9 anos e 7 meses para o 5º  ano; 10 anos e 7 meses para o 6º ano; 11 anos e 7 meses para o 7º ano; 12 anos e 7 meses para o 8º ano e 13 anos e 7 meses  para o 9º ano. 

Em Fortaleza 

Há turmas para os grupos infantis II (12 vagas manhã e 12 à tarde), III (51 vagas manhã e 49 à tarde), IV (17 vagas manhã e 21 à tarde) e V (lista de espera) e para as séries iniciais: primeiro ano (lista de espera); segundo ano (lista de espera); terceiro ano (6 vagas manhã e 6 à tarde); quarto ano (lista de espera) e quinto ano (lista de espera). Nos anos finais do Ensino Fundamental, há turmas do 6º ao 9º ano, sendo: para o 6º ano (48 vagas manhã e 48 vagas à tarde), 7º ano (10 vagas para manhã e 10 vagas à tarde), 8º ano (10 vagas manhã e 20 vagas à tarde), 9º ano (10 vagas manhã e 60 vagas à tarde). 

Formação humana

“Podemos dizer que um dos diferenciais da proposta de educação do Sesc é justamente a formação humana por meio das diversas ações educativas e projetos didáticos que desenvolvemos no ambiente escolar. Nosso objetivo é que os educandos (as) adquiram conhecimentos e habilidades fundamentais para o exercício pleno da cidadania, que sejam sujeitos autônomos e críticos. Assim contribuímos para formação de um ser humano ético”, destaca a Diretora Escola Educar Sesc de Educação Infantil, Wládia de Medeiros. c

"A Escola Sesc é o lugar que transforma, inova e amplia a compreensão de mundo do aluno. É um ambiente que fomenta o desenvolvimento de novas habilidades, foca na criação de sentidos para o aluno, levando-o a aprender com prazer, ao desenvolvimento de competências socioemocionais, a promoção da interação social e a construção de valores sólidos, atrelados ao diálogo com as famílias." Ressalta a Diretora da Escola Educar Sesc Fortaleza de Ensino Fundamental, Katiússia Reis. 

Sobral 

Grupo II (manhã - 15 vagas; tarde - 15 vagas); Grupo III (25 vagas manhã; 50 vagas tarde); Grupo IV (20 vagas manhã ; tarde- lista de espera); Grupo V (manhã - 10 vagas;  tarde - 10 vagas); 1° ano ( manhã - lista de espera; tarde - lista de espera); 2º ano (manhã - lista de espera; tarde - lista de espera); 3º ano  (manhã- lista de espera;  tarde- lista de espera);4° ano ( manhã - cinco vagas; tarde - 10 vagas); quinto ano (5 vagas - manhã; 10 vagas tarde) 

“Todas as ações do Sesc e Senac contribuem abundantemente para a melhoria da qualidade de vida dos comerciários  e seus dependentes, desde crescimento intelectual, físico, artístico e cultural como também as atividades melhoram a autoestima de todos”, afirma a Maria Doralice Araújo, diretora da Escola Educar Sesc em Sobral 

Juazeiro do Norte 

Grupo 3 (Manhã - 20 vagas; tarde 20 vagas); Grupo 4 (manhã-4; tarde-7); Grupo 5 (manhã-lista de espera; tarde-2);1º ano (lista de espera) 2° ano (lista de espera); 3º ano (manhã-6; tarde-5);4º ano (lista de espera); 5º ano (lista de espera) 

“A Escola Sesc Juazeiro do Norte, tem a proposta sócio interacionista. A metodologia de ensino baseia-se na prática de projetos que possibilitam aprofundar com a criança, sua compreensão do mundo e aprender a relacionar-se com o conhecimento científico. Desta forma, os projetos na Educação Infantil e Ensino fundamental  consiste em construir novas formas de explorar o mundo, através de diferentes contextos e saberes”, detalha Maria Betânia Barbosa, diretora da Escola Educar Sesc Juazeiro do Norte. 

No Crato 

Grupo 3 (manhã - 25 vagas; tarde - 25 vagas); Grupo 4 ( manhã -9 vagas; tarde - 10 vagas); Grupo 5 (manhã- 6 vagas; tarde - 15 vagas); 1º ano ( manhã - 10 vagas; tarde - 13 vagas); 2º ano ( manhã - 8 vagas; tarde - 14 vagas); 3º ano (manhã- 15 vagas;  tarde- 14 vagas); 4º ano (manhã - 10 vagas; tarde - 9 vagas); 5º ano (manhã - 14 vagas; tarde - 10 vagas); 10 anos e 7 meses (6º ano). 

“Desenvolvemos  ações integradas aos programas Assistência, Cultura, Lazer e Saúde. A organização da escola e a produção do conhecimento, em parceria com os programas,  extrapolam o aprendizado sistematizado, a disciplina e o conjunto de atividades dinâmicas e interessantes, visando a formação global dos educandos”, afirma a Diretora da Educar Sesc Crato, Marciana Barros. 

Em Iguatu: 

Grupo 2 ( tarde - 15 vagas);  Grupo 3 (manhã - 60 vagas; tarde - 29 vagas);   

Grupo 4 (manhã - 12 vagas; tarde - 23 vagas); Grupo 5 (manhã -3 vagas; tarde 9 vagas); 1º ano ( manhã -2 vaga; tarde -9 vagas);2º ano (manhã- 7 vagas; tarde - 1 vagas); 3º ano (manhã - 9 vagas; tarde – 08 vagas);4º ano (manhã - 6 vagas; tarde -13 vagas); 5º ano (manhã - 2 vagas; tarde -8 vagas) 

“A Escola Sesc Iguatu tem um diálogo com os outros programas da unidade participando de algumas ações da cultura, biblioteca, lazer e saúde promovendo a oportunidade dos nossos educandos vivenciarem os diversos campos do saber através do teatro, eventos musicais, oficinas e rodas de conversas”, explica Maria Socorro Marques, diretora da Escola Educar Sesc em Iguatu. 

Serviço

Educar Sesc I (Fortaleza) 

Setor: Secretaria Escolar  

Telefone: 3206-6250 

Email: educarsescfortaleza@sesc-ce.com.br 

 

Escola Sesc II (Fortaleza) 

Setor: Secretaria Escolar 

Telefone: (85) 3292-0100 

E-mail: educarsescfundamental@sesc-ce.com.br 

 

Educar Sesc Crato 

Setor: Educação  

Telefone: (88) 3586-9177 

E-mail: lsousa@sesc-ce.com.br 

 

Escola Sesc Iguatu 

Setor: Secretaria da Escolar 

Telefone: (88) 3581 1130 ; (88) 3581-1604 

E-mail: edilbertobrauna@sesc-ce.com. br 

 

Educar Sesc Sobral 

Setor: Educação  

Telefone: (88) 3611-0827 

E-mail: maraujo@sesc-ce.com.br 

 

Escola SESC Juazeiro do Norte 

Setor: Secretaria Escolar 

Telefone: (88) 35872-466 e (88) 3511- 8217 

Email: educar-juazeiro@sesc-ce.com.br