
A Marquise Infraestrutura sai na frente e vence pelo critério de menor contraprestação anual a concorrência internacional para a construção e operação da Planta de Dessalinização de Água Marinha na Região Metropolitana de Fortaleza, localizada na Praia do Futuro. O projeto é de responsabilidade do Governo do Estado, por meio da Cagece.
Com capacidade de 1m³/s, a maior usina de dessalinização marinha do Brasil terá como finalidade diversificar a capacidade hídrica em parte da Região Metropolitana de Fortaleza.
Custo anual
A obra, que tem o valor de R$118 milhões por ano, compreende a construção da usina, sistema de captação de água marinha, emissário e adutora, além da operação e manutenção da planta. O equipamento atenderá dois reservatórios da Cagece contemplando os seguintes bairros: Praia do Futuro, Caça e Pesca, Serviluz, Vicente Pinzon, Dunas, Aldeota, Varjota, Papicu e Cidade 2000.
“É um projeto de grande envergadura. Tanto no sentido do pioneirismo, visto que será a maior do Brasil em extensão e em produção de água, como em relação à questão social – levar abastecimento de água para pessoas é promover saúde e dignidade, ainda mais para essa região que historicamente sofre com constantes secas”, avalia Renan Carvalho, diretor da Marquise Infraestrutura.