Natura &Co é 2ª mais bem avaliada em diversidade no mundo

ju
Ranking foi desenvolvendo pela Refinitiv e analisou o desempenho de quase 10 mil empresas com métricas ambientais, sociais e de governança

Com ações que partiram há muitos anos, a Natura &Co é a segunda empresa mais diversa e inclusiva do mundo, de acordo com o ranking Top 100 Most Diverse & Inclusive Organizations Globally.

A pesquisa foi realizada pela Refinitiv, organização reconhecida internacionalmente pelo fornecimento de dados para mercados financeiros e que pertence à agência de notícias Reuters e ao fundo de private equity Blackstone.

Empresas

A companhia – que atualmente engloba as marcas Natura, Avon, The Body Shop e Aesop – conquistou a pontuação de 80,25. “Esse reconhecimento é muito importante para nós e reforça nossa crença na diversidade como geração de valor para todos. Estamos honrados em saber que nossos esforços em nos tornar uma empresa cada dia mais diversa e inclusiva têm gerado resultados importantes. Ainda temos muito por fazer e pretendemos evoluir ainda mais nesse aspecto”, afirma Flávio Pesiguelo, vice-presidente de Pessoas, Cultura e Organização de Natura &Co para América Latina.

Compromissos

Recentemente, ao divulgar o seu “Compromisso com a Vida – Visão 2030”, Natura &Co se comprometeu a criar condições mais inclusivas para toda a sua rede e ser intolerável à violação dos direitos humanos. Entre os objetivos da empresa, também constam o aumento da diversidade em 30% para todas as marcas do grupo, considerando fatores como diversidade racial e étnica, sexual e de gênero, além da inclusão de pessoas com deficiência e desfavorecidos social e economicamente; a meta de 50% de posições de lideranças ocupadas por mulheres; e garantia de paridade de gênero e remuneração igualitária entre toda a sua força de trabalho até 2023.

“Nosso índice enfatiza a importância de companhias se comprometerem, medirem e relatarem sua jornada em prol da diversidade além do gênero. Uma força de trabalho resiliente e sustentável é um incentivo para os negócios, especialmente durante períodos instáveis”, afirma Elena Philipova, diretora global de ESG na Refinitiv.

Indicador

O índice da Refinitiv existe desde 2016 e suas métricas de diversidade e inclusão são utilizadas por profissionais do mercado financeiro para avaliar riscos e oportunidades para estratégias de investimentos. Sua elaboração consiste em mais de 450 dados de Governança Ambiental, Social e Corporativa, os quais são utilizados para avaliar, de forma transparente e objetiva, o desempenho de quase 10 mil empresas, as quais representam 80% do mercado global de capitalização. Além disso, a Refinitiv utiliza métricas inovadoras para categorizar companhias em quatro pilares principais: Diversidade, Inclusão, Desenvolvimento de pessoas e Controvérsias. Apenas empresas com pontuações em todos as quatro categorias recebem uma pontuação geral. Assim, as 100 companhias mais bem avaliadas são selecionadas para compor o ranking.