Mix de vinhos orgânicos e veganos nas adegas do Supermercado Guará

vinho
O Supermercado Guará passou a oferecer aos seus clientes um mix especial e variado de vinhos

Os produtos veganos e orgânicos estão em alta em todos os segmentos, principalmente no setor de comidas e bebidas. Atento à demanda crescente desse público, que aumenta cerca de 20% todos os anos, o Supermercado Guará, passou a oferecer aos seus clientes um mix especial e variado de vinhos orgânicos e veganos. Entenda a diferença entre as bebidas e veja quais rótulos estão disponíveis para consumo em suas unidades.

Diferenças

Analisando a produção inicial dos vinhos, desde a colheita até a prensagem e fermentação, a bebida não conta com a inserção de nenhum insumo de origem animal.

De acordo com a sommelière Ilka Salatielle do Supermercado Guará, esse é um processo exclusivo de uma das etapas finais da produção da bebida.

“O único momento no qual o vinho tem contato com produtos derivado de animais é o de clarificação. Onde a bebida, que até então possuía um aspecto turvo e, após esse procedimento, passa a possuir um tom mais brilhante e uniforme.

A clarificação nada mais é do que a inserção de insumos como a albumina e a caseína, presentes na clara do ovo e na gelatina” diz.

A solução para tornar as bebidas veganas com o mesmo aspecto das demais é simples, conta Ilka. “Existem outras formas de deixar a bebida brilhosa e uniforme, como a utilização de clarificantes de origem mineral, como o carvão e alguns sintéticos que não fazem mal e são alternativas para o público vegano”, indica.

Origem

Já a produção dos vinhos orgânicos, diferentemente dos veganos, utiliza-se insumos de origem animal, porém, rejeitam totalmente o uso de pesticidas ou ingredientes que sofreram processos químicos. “Na produção desse tipo de vinho, as uvas são trabalhadas assim como faziam antigamente, apenas com elementos defensivos naturais” comenta. 

Ainda segundo Ilka Salatielle, uma das vantagens do consumo do vinho orgânico é o sabor da bebida, que nesse caso possui uma maior concentração de sabores. “As uvas que são utilizadas nos vinhos orgânicos tendem a ser menores e como o solo em que as vinhas estão inseridas possuem uma maior concentração de materiais orgânicos e minerais, utilizados como pesticidas naturais, isso influencia positivamente no sabor do vinho, que acaba mantendo uma boa qualidade por mais tempo”, finaliza.