Mulheres empreendedoras do Bom Jardim são certificadas

somosum
A Trilha Florescer reuniu 23 mulheres e um homem que empreende com a esposa para a solenidade de certificação do programa de capacitação para o empreendedorismo desenvolvido pela Somos Um

Um exemplo de como fazer para unir o conhecimento, o empreendedorismo e o amor em movimento para fazer a diferença na vida de um grupo de mulheres.

A Trilha Florescer reuniu na palhoça do Movimento Saúde Mental do Bom Jardim, um grupo de 23 mulheres e um homem que empreende junto com a esposa para a solenidade de Certificação da primeira turma do programa de capacitação para o empreendedorismo.

Somos Um

A iniciativa é desenvolvida pela Somos Um, que atua para promover negócios de impacto social, em parceria com a Flow Desenvolvimento Integral e o Ibef Ceará.

Negócios que nascem

A Trilha Florescer é um programa de desenvolvimento territorial que visa melhorar a qualidade de vida das/os beneficiárias/os, incentivando o empoderamento e fortalecendo o comércio local. A Trilha tem como público prioritário mulheres chefes de família que pretendem conciliar as atividades domésticas, mães com o seu próprio negócio. O programa está sendo realizado no Grande Bom Jardim, complexo de cinco bairros da Regional V de Fortaleza, todos com IDH muito baixo e altos índices de violência e criminalidade.

Além do encontro da turma para a entrega dos certificados, foram apresentados e celebrados durante o evento os diversos resultados das ações da Trilha Florescer. Participam representantes das três entidades promotoras e também da Prefeitura Municipal de Fortaleza, apoiadora do programa por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE).

A Trilha Florescer promoveu uma ampla grade de formação integrada em duas abordagens; a biopsicosocioespiritual, com uma visão integrada do ser humano em todas as suas dimensões; e a da dinamização da economia do bairro, valorizando os nano e micro negócios e disseminando novas formas de liderança. As atividades tiveram início em fevereiro deste ano e foram até a metade de março de maneira presencial, passando a partir daí para ações virtuais e online após o Decreto Estadual estabelecendo as regras de isolamento social por conta da pandemia da Covid-19.

Mudança social

Para Ticiana Rolim Queiroz, fundadora da Somos Um, os principais resultados da Trilha Florescer vão além da questão financeira, apesar da grande importância desse aspecto. “Enquanto tivermos alguma mulher em condição de vulnerabilidade social e econômica, não vamos nos aquietar. A Trilha Florescer vem para apoiar as mulheres a serem livres, felizes e ocuparem seu lugar no mundo”, ratifica Ticiana. 

Só que para ela, o ganho é bem maior e transcende os aspectos materiais. “Eu acredito muito na força transformadora do amor. E o que todas nós fizemos juntas aqui no Bom Jardim foi colocar o amor em movimento para impactar e transformar vidas”, reforça Ticiana.

Cledina Uchoa, uma das alunas da Trilha Florescer, celebra a alegria da oportunidade dada pelo programa. “Éramos sementes, agora somos árvores frutíferas. Acho que o melhor ainda está por vir e é só o começo da colheita. A semente não tem ideia de que vai virar uma árvore. A árvore, não tem ideia de que vai gerar tantos frutos. E os frutos não têm ideia de que vão gerar outras sementes, que vão abraçar continentes.”

Promotores

Somos Um

A Somos Um foi criada em 2017 pela empresária Ticiana Rolim Queiroz. Trata-se de um negócio de impacto social com o propósito de possibilitar o empoderamento das pessoas para que elas prosperem, pois somos “todos um”. O negócio capacita pessoas de baixa renda, principalmente, mulheres e jovens, inicialmente, do bairro Bom Jardim, periferia da capital cearense. Desde sua criação, a Somos Um já realizou diversas ações de impacto para beneficiar os mais carentes.

Flow Desenvolvimento Integral

Trata-se de um negócio que une Psicologia e Gestão como a base de desenvolvimento do trabalho, cuja atuação está centrada em quatro polos: indivíduo, organização, grupo e sociedade. O foco é entregar experiências aos participantes, para agirem como protagonistas de suas histórias, ampliando o olhar para novas possibilidades de Ser no mundo.

IBEF Mulher

O projeto reúne executivas de vários segmentos e tem como objetivo ampliar a participação feminina no ambiente de negócios e incentivar uma maior integração entre gêneros. “Nós do Ibef Mulher entendemos a importância de debatermos alguns temas relevantes que possam nos ajudar em nossas rotinas e tarefas enquanto mulher, executiva, mãe, filha, irmã e amigas. Montamos uma agenda para este ano com quatro eventos, onde os encontros são realizados em um intervalo de dois meses”, explica Renata Santiago, que além de líder do Ibef Mulher, é vice-presidente do Ibef Ceará.