Bomar aposta no camarão e agrega mais valor de mercado

pescado
A empresa gera 330 empregos diretos, divididos em 140 colaboradores nas fazendas e mais 190 na produção industrial

A carcinicultura é uma atividade de grande potencial e o Ceará possui grandes empresas no setor. Com criação de pescados concentrada no município de Acaraú (CE), a Bomar é uma das maiores do segmento na região Nordeste e possui, atualmente, cerca de cinco fazendas de cultivo de camarão, totalizando 445 hectares de viveiros ativos e uma produção anual de 2 mil toneladas de camarão marinho da espécie litopenaeus vannamei.

A indústria gera 330 empregos diretos, divididos em 140 colaboradores nas fazendas e mais 190 na produção industrial. 

A aposta na atividade são as condições climáticas favoráveis e as técnicas de criação de camarões em viveiros. A empresa nasceu em 2006 no estado do Ceará e se consolidou como empresa de destaque nacional na comercialização de insumos marítimos como o camarão.   

Clientela

A empresa possui uma forte atuação comercial em estados como Ceará, Pernambuco, Pará, Maranhão, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e o Distrito Federal além de trabalhar com a exportação de seus insumos no exterior. Com um produto de qualidade, inspecionado por órgãos federais de controle de qualidade, seus produtos podem ser encontrados em grandes redes de supermercados, restaurantes e hotéis em todo país.

Preocupada em oferecer uma qualidade premium em seus camarões, a Bomar cuida de todo o processo da comercialização do produto que vai desde o criatório, onde nascem as larvas de camarão, aos viveiros, onde os crustáceos crescem e são despescados com o uso de redes, sendo acondicionados em caixas contendo gelo. Em seguida, são transportados até a indústria, onde serão transportados aos locais de venda. Vale lembrar que, durante o transporte, os camarões são mantidos em temperatura de conservação, indicada pelo Serviço de Inspeção Federal, em torno de 0ºC a 5ºC.

Responsabilidade Ambiental

Preocupada com questões ambientais, a Bomar tem como um dos seus princípios e valores reduzir a carga bacteriana dos efluentes, ambientes onde os seus viveiros estão inseridos. Por isso, utiliza probióticos durante seu cultivo na água, para que o líquido seja devolvido ao meio ambiente de forma limpa e renovada.

Qualidade

De acordo com o diretor comercial da Bomar, Gentil Linhares Filho, a principal preocupação da empresa é levar qualidade à mesa do consumidor: “Todo o nosso processo desde a criação até o beneficiamento industrial e comercialização atende todas as recomendações de órgãos de inspeção municipal, estadual e federal. Nosso camarão passa por um rigoroso controle de qualidade e higiene, uma logística de transporte rápida e eficientes centros de distribuição, garantindo sempre que os nossos clientes consumam um produto fresco em sua mesa” diz.

Segundo o diretor corporativo da Bomar, Edson Farias, um dos motivos pelos quais a empresa é destaque, além da qualidade do seu produto, é a estrutura verticalizada de sua cadeia produtiva,  envolvendo laboratório, fazendas, indústria de beneficiamento e centros de distribuições, garantindo assim, otimização de resultado e melhor competitividade dentro do setor. “Um dos diferenciais da Bomar, é sua estrutura administrativa enxuta e eficiente que proporciona agilidade empresarial tanto no fornecimento dos insumos aos clientes, quanto em lançamento de novos produtos e conquistas de novos mercados”, finaliza.