Megatransformador será movimentado no Porto do Pecém

transformador
O equipamento chegará ao terminal portuário cearense de navio e seguirá para o Rio Grande do Norte por via rodoviária Foto: Divulgação

Um megatransformador chegará ao Porto do Pecém nos próximos dias e depois seguirá por rodovia para o Rio Grande do Norte, para a cidade de Serra do Mel.

A origem do equipamento foi o Porto de Imbituba, em Santa Catarina. O transformador de energia gigante pesa 184 toneladas e foi embarcado para chegar ao Ceará no navio porta-contêineres Monte Sarmiento.

Viagem

O equipamento foi fabricado pela empresa catarinense WEG, uma das maiores do setor elétrico no mundo, resultando em uma operação diferenciada para o transporte até o Porto de Imbituba. A previsão de saída com destino ao Pecém era domingo (9), devendo a viagem levar 10 dias até aportar no terminal cearense.O armador Aliança é responsável pelo serviço de cabotagem.

A operação especial foi iniciada com o transporte do transformador até Imbituba, através de um veículo também diferenciado, considerando o peso do transformador. O caminhão detém linhas de eixo utilizadas para cargas de grande volume e muito pesadas.