Festival de Fotografia do Sertão Central traz vivências

qxa
O QXAS online 2020 apresenta palestras, workshops e leituras de portfólio com coletivos de artistas, suscitando reflexões como: Que sertões emergem entre as nossas incertezas? Que sertões nos habitam? Foto: Beto Skeff

A terceira edição do QXAS, Festival de Fotografia do Sertão Central, começa nesta terça-feira (11) e traz o tema Sertão em Mim. Ao “investigar os sertões que cada um faz caber dentro de si”, a proposta é “abrir os abrir mapas internos e conhecer as fronteiras que tocam a memória, o esquecimento, os desejos, a própria pele”, como explicita o texto de apresentação do Festival, que esse ano ganhou versão online por conta da pandemia e do isolamento social.

Dentro desse contexto, o QXAS online 2020 apresenta palestras, workshops e leituras de portfólio com coletivos de artistas, suscitando reflexões a partir de questionamentos como: Que sertões emergem entre as nossas incertezas? Que sertões nos habitam? A programação é aberta ao público – com exceção dos workshops – e vai até sexta-feira (14), com transmissões pelo Youtube, Facebook e Instagram do QXAS e pelo YouTube da Casa de Saberes Cego Aderaldo.

Mergulho na existência

Idealizado pelo fotógrafo Beto Skeff e pela produtora Glicia Gadelha, esse ano com curadoria de Iana Soares e Rosely Nakagawa, o QXAS on-line 2020 convida os artistas a um mergulho na própria existência, pois “o sertão é dentro da gente”, como bem define Guimarães Rosa. “São discussões que nos levam ao encontro da essência, que conduz todo processo criativo e seu resultado. Não somos só resultado, somos seres e ser exige esse olhar para dentro de si, esse olhar de reflexão, de olhar para o outro”, reforça Skeff. Ela destaca ainda a importância de o evento acontecer no (ou a partir do) coração do Sertão do Ceará e de se repensar o olhar de colonizado nas artes, daí os temas abordados nas palestras.

QXAS é um festival de formação e difusão da fotografia brasileira, realizado nas cidades de Quixeramobim e Quixadá, no Ceará, com uma programação diversificada de formação, exposições, encontros, projeções, vivências, leituras de portfólios, intervenções urbanas e muitas trocas. Tem o objetivo de promover o intercâmbio entre a fotografia cearense e a produção contemporânea brasileira nos campos da expressão e do conhecimento e fomentar a produção cultural e artística, contribuindo para a democratização do acesso à cultura.

É uma realização da AnimaCult e do iFoto, com apoio da Verve Comunicação, Sistema Maior de Comunicação, Rede de Produtores Culturais de Fotografia do Brasil, Casa de Saberes Cego Aderaldo, Instituto Dragão do Mar e Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura.

Serviço:
QXAS On-Line 2020 
Data: De 11 a 14/08
Inscrições para workshops: www.sympla.com.br
Transmissões:
Canais QXAS – https://www.youtube.com/channel/UCfc_lFDr_QdHos_bZL3XSdA/
    https://www.facebook.com/qxasfestival/
    https://www.instagram.com/festivalqxas/
Casa de Saberes Cego Aderaldo – https://www.youtube.com/channel/UC5g23jB-TuIKlKrh0g_PHyw